Presidente Tancredo Neves realizou nesta sexta feira a 4ª Conferencia Municipal de Saúde

_DSC5170
Fotos: PTN NEWS

A etapa municipal da conferência nacional de saúde foi realizada no sitio vibração em Presidente Tancredo Neves, estiveram presentes diversa lideranças de movimentos sociais do município, secretários do poder Executivo, o presidente da câmara de vereadores, Josenilton Felissimo e o Prefeito Valdemir Mota o Balbino Motta, além de pessoas civis e funcionários da saúde.

No tema desta conferência que é trabalhado nacionalmente, há um apelo muito forte para que os poderes e organizações públicas possam desenvolver com muito mais eficiência os serviços de saúde do País. O tema é: “saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas direitos do povo brasileiro”. Como medida para aproximar o tema de uma realidade de cada região é estipulado que os municípios de acordo com o calendário nacional se organizem para então deliberar metas, ações, prioridades, definições, realizar estudo e levantamentos que em sua funcionalidade ajude a construir uma discursão em nível de Estado e posteriormente em uma Conferência Nacional.

A conferência ainda contou com a brilhante palestra da Senhora Vânia Priamo, que veio falar e apresentar na temática quais eram as precisões da discursão. Como já foi dito antes, várias lideranças convidadas à participar e opinar no momento de atividades grupais, juntamente com grande parte dos funcionários da saúde e também os conselhos, foram todos estes empenhados para encontrar o melhor caminho, a melhor proposta de oferecer uma saúde ampla a população. Quando é dado o momento de apresentação das propostas de cada equipe com seus respectivos subtemas, começa também os embates de opiniões, de forma democrática e ordena todos chegam a um denominador comum que foi traçar as metas e eleger delegados para representar o município na Conferência Estadual da Saúde.

Os problemas que a sociedade de uma forma geral tem reclamado é a falta de infraestrutura e profissionais qualificados para as demandas de casos. O que são situações muito difíceis de serem resolvidas, uma vez que os municípios a pesar de receberem as verbas com suas devidas indicações não tem atendido o ensesgo da maioria. Tudo ainda falta muito a ser feito, está longe de um patamar de qualidade neste País a saúde pública. PTN NEWS