Projeto forma jovens empresários rurais em Presidente Tancredo Neves

principal
No ano em completa dez anos de existência, o projeto ganha pela primeira vez o apoio do Criança Esperança (Foto: Divulgação)

A gente só começa a sonhar depois de ter conhecimento. Antes, eu tinha apenas desejos, que paravam em qualquer obstáculo. Agora não – conta Valdeison Silva, de 18 anos. Ele é um dos beneficiados do Projeto de Formação de Jovens Empresários Rurais da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, na Bahia.

A escola oferece curso técnico gratuito em agropecuária para meninos e meninas filhos de agricultores. No ano em completa dez anos de existência, o projeto ganhou pela primeira vez o apoio do Criança Esperança. O diretor executivo da Casa Familiar Rural, Quionei Araújo, diz que o objetivo da escola é fazer com que o jovem permaneça no campo com qualidade de vida.

foto2
O objetivo da escola é fazer com que o jovem permaneça no campo com qualidade de vida (Foto: Divulgação)

– Antes os jovens saíam para buscar oportunidades nos grandes centros urbanos. A família agricultora tinha a propriedade nas mãos, mas não sabia como alocar os recursos. Agora, os que eles buscavam em outras cidades, encontram aqui. Além de formar o aluno com nível técnico e profissional, a gente o forma enquanto cidadão através das oficinas. Tudo isso junto com os familiares. Formando empresários, o projeto melhora a renda das famílias e promove a transformação da comunidade – ressalta.
Quionei diz ainda que a escola conta com 95 alunos entre 14 e 18 anos atualmente, e que o apoio do Criança Esperança veio em boa hora.
– Foi uma surpresa muito boa. O Criança Esperança tem um raio de atuação muito grande e a parceria com certeza será muito positiva porque nós temos o mesmo público alvo, que são os jovens. Essa ajuda vai ser importante na formação dos alunos. Vamos poder realizar compra de material didático, pagar o salário dos monitores e o transporte, porque aqui a gente busca e leva os jovens em casa – completa.

Valdeison, que cultiva banana, cacau, mandioca, pimenta do reino, entre outros, diz que o projeto mudou até mesmo sua relação com a família.
– O projeto mudou tudo na minha vida. Antes, eu não ajudava meus pais, não conseguia me comunicar com eles. E agora a gente trabalha junto no cultivo – conclui.
Sobre o Criança Esperança
Há 30 anos o Criança Esperança cria oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens. Este ano são apoiados 101 projetos em todas regiões do Brasil, além dos quatro Espaços Criança Esperança, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco – beneficiando, diretamente, cerca de 32 mil crianças.
É possível fazer doações durante o ano inteiro, em qualquer casa lotérica do país, ou ainda, pelo site do Criança Esperança (www.criancaesperanca.com.br).
Os recursos arrecadados são depositados diretamente na conta da Unesco, que é responsável pela seleção de projetos, por meio de edital público, realizada anualmente. Após a seleção, a Unesco monitora e faz o acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.
O Criança Esperança é uma campanha da Globo com a Unesco em parceria com milhões de brasileiros.