Coluna: dicas de comportamento adequado em uma entrevista de emprego

Noca.. Ptn news
Foto. PtnNews/Colunista Josenildo Jesus

O fato de haver um grande número de profissionais competentes fora do mercado de trabalho se deve geralmente as falhas cometidas na entrevista de emprego. Quando uma organização opta por selecionar seus colaboradores por meio de entrevista, a mesma tende a aplicar métodos variados, com o objetivo de alcançar da melhor forma possível, contratações dos mais adequados postulantes ao cargo em questão.

Paralelo a isso, quem almeja tal vaga, precisa estar atento a algumas normas, quais poderão o diferenciá-lo entre os demais concorrentes na hora da avaliação por parte do entrevistador. Entre tantas situações necessárias, podemos citar algumas:

Leia..

A primeira impressão é sempre visual. Por isso, o postulante deve se apresentar vestido adequadamente, conforme as regras sociais exigem para o meio social.  É de suma importância que o entrevistado possa abolir o excesso em cores fortes, tal como também, muitos decotes e roupas justas demais. Cuidar também dos movimentos dos membros quando estiver falando; olhar nos olhos do entrevistador é muito importante, pois esta ação transmite segurança e capacidade de resolução de conflitos, que são situações rotineiras na maioria das organizações.

Jamais se atrase. Se o concorrente já se apresenta atrasado no dia da entrevista, o que pensará o entrevistador sobre ele no dia a dia da empresa, caso seja contratado? Sabendo que há um caos no trânsito em quase todo o mundo, o correto é procurar chegar bem antes do horário combinado. Caso chegue antes do combinado e durante esse tempo, tenha feito uso de bebidas, como café, por exemplo, ou se fumante, tenha tragado cigarros ou charutos é preferível, antes de se apresentar, mascar algum tipo de goma, retocar o perfume, de preferencia com cheiro suave, lembrando que caso faça uso da goma de mascar, ter o cuidado de se livra da mesma, antes da entrevista.

A linguagem verbal identifica quem você é. Não seja tímido, agressivo e nem tampouco arrogante. Seu argumento precisa ser equilibrado e autêntico. A verdade de alguns fatos pode ser dolorosa, porem transmite confiança ao contratante.  Toda e qualquer organização, busca crescimento constante, neste caso jamais opta por um colaborador que expressa timidez. Em contrapartida, um colaborador arrogante traz consequências ao meio, devido à dificuldade de aceitação por parte das equipes de trabalho. Desta forma, o equilíbrio postural é fundamental para impressionar o entrevistador.

Responder e fazer pergunta. Para responder de forma convincente a maioria das perguntas feitas pelo entrevistador, o concorrente ao cargo em questão, precisa demonstrar total conhecimento sobre o tal. Faz bem, saber alguns fatos e dados da organização e demonstrar isso de forma coerente em suas respostas. É de suma importância também fazer perguntas interessantes, tanto sobre a organização, tal como sobre o cargo em destaque, bem como suas funções.

Quero deixar bem claro, que uma entrevista de emprego não se resume apena a isto. Existem mais fatores importantes a ser observado. Por isso, em uma próxima oportunidade estaremos diagnosticando e explicando mais sobre este assunto tão importante para todo aquele que está necessitando de inserir-se no mercado de trabalho. A entrevista de emprego é a porta principal da empresa que almejamos trabalhar.