Quando o assunto é sexo, as dúvidas são mais comuns do que se imagina, principalmente quando não se aprendeu mais sobre o autoconhecimento sexual. Parece que muitos homens e mulheres ainda não se conhecem muito bem sexualmente, ou seja, ainda não se permitiram descobrir e buscam a “fórmula do bolo”.
O Vivo Mais Saudável pediu para a sexóloga Laura Muller responder algumas questões recorrentes sobre o tema. Estávamos certos, o maior conselho é: Desvende-se e descubra por si mesmo como ter mais prazer. É saudável, é gostoso, é necessário o autoconhecimento sexual!
1. Existe melhor posição na hora da penetração para que a mulher atinja o orgasmo?
A melhor posição é aquela em que a mulher e seu parceiro se sentirem mais confortáveis.
2. Há amor no casal, mas falta desejo sexual. Quais são as possíveis causas para a baixa da libido no caso da mulher e no caso do homem?
Para saber o que traz a baixa de desejo, é preciso investigar como anda a vida de ambos dentro e fora da cama: o que está preocupando, incomodando, trazendo mágoas e angústias. E tentar aparar essas arestas para ajudar no autoconhecimento sexual.
3. Pouca lubrificação feminina. O que pode influenciar e como melhorá-la para que o sexo seja mais prazeroso?
Mudanças hormonais variadas podem influenciar na lubrificação feminina. Outro fator é o quanto a mulher se sente excitada naquele momento. Para saber ao certo, marque antes de tudo uma visita ao médico ginecologista.
4. Quais são as áreas erógenas do homem e da mulher?
Há infinitos pontos eróticos espalhados pelo corpo e cada pessoa precisa explorá-los para descobrir quais lhe trazem mais prazer.
5. Como o homem pode adiar a ejaculação durante a relação sexual?
Em matéria de autoconhecimento sexual, uma dica para os casais é o homem concentrar-se primeiro nas carícias na parceira e, depois, na sua própria estimulação. Isso pode ajudar a retardar o orgasmo masculino e a ejaculação.