Acha que seu relacionamento é um fracasso porque você e seu parceiro não estão seguindo certas “regras” ou atendendo certos padrões? Dr. Phil McGraw, psicólogo americano e apresentador do consagrado Dr. Phil Show, revela dez mitos considerados comuns, porém, perigosos para qualquer relação. Confira a seguir e veja se você está colocando a sua em risco!
Mito 1: Um bom relacionamento depende de mentes em sintonia
Você nunca verá as coisas através dos olhos do seu parceiros, porque vocês dois são pessoas completamente distintas. Entenda que vocês são geneticamente, fisiologicamente, psicologicamente e historicamente diferentes.
Você não irá resolver seus problemas no relacionamento se tornando mais parecido na forma de pensar. Homens e mulheres são estranhamente desiguais. A tentativa de ofuscar seus pontos de vista fundamentalmente diferentes não é natural e pode ser até perigosa. Por isso, reconheça que uma relação amorosa é muito mais prazerosa quando estamos com alguém que enriquece nossas vidas, e não simplesmente a reflete. Saiba apreciar as diferenças.
Sim, sua vida com seu parceiro deveria incluir muito romance. Mas não se engane e nem espere um conto de fadas que nem os filmes de Hollywood que você andou assistindo. A verdade é que, no mundo real, estar apaixonada (o) não é como morrer de amor.
Morrer de amor é apenas o primeiro estágio do amor. É impossível permanecer pra sempre nesse estágio. Um relacionamento maduro irá passar de uma vertiginosa paixão para um amor mais seguro e profundo. Não cometa o erro comum de achar que quando a paixão selvagem inicial for embora vocês não se gostam mais. A resposta não é iniciar um novo relacionamento para recapturar aquela emoção fervorosa com outra pessoa. A resposta é aprender a como seguir adiante para os próximos estágios do amor e como obter uma experiência diferente, porém mais rica.
Mito 3: Uma relação bacana requer bons “solucionadores de problemas”
Não caia na armadilha de acreditar que você e seu pretendente não podem ser felizes só porque não conseguem concordar um com o outro em tudo. 90% dos problemas num relacionamento não são solucionáveis.
Há coisas que você e seu parceiro discordam e irão continuar discordando o resto da vida. Por que vocês não conseguem resolver isso de uma vez por todas? Bem, talvez porque, para resolver isso, um de vocês tem de sacrificar seus próprios valores e crenças. Quem vai aceitar isso? Aliás, a pergunta não é nem essa, e sim por que alguém faria isso? Vocês podem simplesmente concordar e discordar e, ao mesmo tempo, atingir a aproximação emocional mesmo sem alcançar a aproximação em relação ao assunto que causa discórdia.
Mito 4: Um bom relacionamento exige interesses em comum que unem vocês para sempre
Não há nada errado com seu relacionamento só porque vocês não partilham os mesmos interesses e atividades. Se quando você se esforça para fazer as atividades que o seu parceiro gosta, você acaba se estressando e passando por momentos de tensão e conflito, então não faça isso mais! E tudo bem. Pra que forçar a barra?
Mito 5: Uma boa relação tem que ser pacífica
Não tenha medo de discutir porque você acha que isso é um sinal de fraqueza ou o fim de um relacionamento. Até mesmo os casais mais saudáveis brigam. Se a abordagem for apropriada, a discussão pode na verdade ajudar o relacionamento, pois alivia a tensão e introduz o senso de paz e confiança que vem de saber que você pode desabafar e falar sobre seus sentimentos sem ser abandonado ou humilhado pelo outro.
Em vez de se preocuparem com quantas vezes vocês geralmente discutem, se preocupem com a qualidade de cada discussão. Aqui vão algumas dicas:
1- Não abandone o problema e não diminua o valor do seu parceiro durante uma discussão.
2- Não procure conflitos porque ele é estimulante.
3- Não evite atingir a aproximação emocional ao fim de uma discussão.