Se uma versão sua aos 50 anos viesse do futuro para falar com você que tem seus 20 anos hoje, com certeza diria muita coisa interessante. Para começar, o resultado da loteria. Ou se você deve mesmo casar com esse namorado atual ou é roubada. E, com certeza, também diria o seguinte: cuide da sua pele. Por mais que você não ache este um assunto tão primordial agora, sua versão de 50 anos insistiria nisso.
No auge da beleza física, vale a pena você se preocupar com futuras rugas. Cuidando, a pele lisa dos 20 anos pode permanecer lisa por muito mais tempo. Vai depender, por um lado, da sua genética. Por outro, de algumas precauções que fazem toda a diferença.
O filtro solar
O primeiro cuidado é a proteção solar. Entre várias medidas para se proteger do sol, uma delas é a utilização de filtro. Use sempre que estiver ao ar livre, inclusive em dias nublados. Procure um que se adapte ao seu tipo de pele – seja ela seca, oleosa ou mista. Peles oleosas ou mistas, as mais frequentes aos 20 anos, se adaptam bem a protetores solares em gel, gel creme ou em loção oil-free. Uma sugestão é procurar filtro solar com ativos hidratantes ou antioxidantes na formulação. Além do filtro solar, procure ficar à sombra, principalmente nos horários de pico do sol. E use um chapéu de abas largas sempre que possível.
Você pode incrementar mais ainda sua prevenção com cremes hidratantes à base de vitamina C. Ela é um antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele contra os efeitos do tempo. E existem outras opções de ativos para a sua idade, como vitamina E, acido glicólico ou retinol.
Mais uma coisa que você aos 50 alertaria: outras áreas da pele também precisam ser protegidas do sol para se manterem jovens. Aplique filtro solar e hidratante com ativos anti-idade também no pescoço, colo e dorso das mãos. Para quem dirige, uma luva especial com proteção UV é ótima.
A saúde geral
Seus hábitos de vida contam muito na prevenção do envelhecimento. Alimente-se bem, beba água, evite bebidas alcoólicas, refrigerantes, café. Não fume e, na medida do possível, durma bem. E faça exercícios físicos regularmente. Seria muita chatice se sua versão aos 50 pedisse tudo isso a você? Um pouco, mas ela ficaria eternamente grata.
Por Lucia Mandel