Pela primeira vez, uma Copa do Mundo terá seus oito líderes de classificados às quartas de final. A vitória da Bélgica diante dos Estados Unidos na Fonte Nova, por 2 a 1, nesta terça-feira, garantiu a marca histórica desde que o sistema eliminatório com oitavas de final foi adotado como padrão, na edição de 1986, no México. Brasil, Holanda, Colômbia, Costa Rica, França, Alemanha, Argentina e Bélgica são as seleções que fecharam nesta Copa a fase de grupos nas primeiras colocações. Desde 1986, o torneio que chegou mais perto de registrar essa marca foi o de 2010, na África do Sul, com sete dos oito líderes de grupo nas quartas de final.
Brasil x Colômbia :
As duas seleções nunca se enfrentaram na história das Copas do Mundo. E a Colômbia não vence o Brasil desde 1991, quando fez 2 a 0 na primeira fase da Copa América. Por outro lado, apesar de não perder há 11 anos, a seleção brasileira também não consegue vencer o rival destas quartas de final desde 2003, quando fez 2 a 1 em Barranquilla pelas eliminatórias sul-americanas. Dois jejuns que podem ser quebrados na sexta-feira, no Castelão, em Fortaleza.
França x Alemanha : Franceses e alemães farão aquela que é considerada a melhor partida das quartas, uma espécie de reedição da semifinal de 1982, quando a Alemanha venceu na disputa por pênaltis após prorrogação eletrizante. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal, mas a equipe de Michel Platini abriu 3 a 1 na prorrogação. Porém, os germânicos foram buscar o empate e, nas penalidades, foram à final.
Holanda x Costa Rica: Após classificar-se com dificuldades diante do México, a Holanda quer espantar mais uma zebra que terá pelo caminho: a Costa Rica. A seleção costarriquenha já desbancou Itália e Inglaterra neste Mundial, e busca mais um resultado heróico contra os holandeses. Com Robben em ótimo momento, os europeus tentam chegar ao mesmo estágio da última Copa, a decisão. Só que desta vez, esperam outro desfecho, com uma taça inédita na história do futebol no país.
Argentina x Bélgica : Um dos confrontos mais interessantes desta fase. Lionel Messi vem sendo o grande destaque da Argentina na Copa até aqui, participando de 85% dos gols da seleção, mostrando-se portanto altamente decisivo a favor dos sul-americanos. Já a Bélgica, com uma equipe jovem porém talentosa, busca o feito de ir à semifinal. Em 1986, as seleções se enfrentaram no México: vitória dos hermanos por 2 a 0, gols de Diego Armando Maradona.