Antes de sentar-se no sofá ou na mesa do bar para acompanhar os jogos da Copa, os torcedores devem ficar atentos à sua própria saúde. Assim como os jogadores em campo, quem estiver assistindo à competição fora dele não pode se descuidar, por exemplo, do coração. O alerta é feito pela cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Silvana Vertematti. A especialista dá dicas para aproveitar a festa sem eventos desagradáveis. “Diante da tensão e da expectativa de vitória, o corpo libera diversas substâncias neuroendócrinas, entre elas a adrenalina, que estimulam o organismo. Com isso, o espectador pode gastar tanta energia como se estivesse fazendo um exercício de média ou alta intensidade.” O fenômeno é o mesmo que acontece com os “atletas de fim de semana”, que não praticam esportes regularmente e expõem o corpo uma sobrecarga de atividade física.
Em ambas as situações, os riscos são diversos. Entre os principais problemas estão AVC (acidente vascular cerebral), infarto, alteração rápida na pressão e arritmias cardíacas, podendo ocorrer, até em última instância a morte súbita. Para evitar problemas, a dica da médica é fazer exames de check-up anuais. O teste ergométrico, que avalia o amplo funcionamento cardiovascular, deve ser associado a outros como exames de sangue para controlar níveis de colesterol ruim, açúcar, ácido úrico, função do rim e fígado e triglicérides. A avaliação regular do funcionamento do organismo permite detectar condições clínicas adversas precocemente e diminuir os riscos de efeitos indesejados.
- Confira as dicas da cardiologista Silvana Vertematti:
- — Evite exageros na alimentação e procure deixar de lado comidas gordurosas e álcool emexcesso. Prefira alimentos frescos e de procedência reconhecida.
- — Procure chegar cedo aos locais da competição. Isso evita o estresse e preserva asenergias para assistir aos jogos.
- — Preste atenção às condições climáticas do local e utilize roupas adequadas às temperaturas.Apesar de o clima ser de inverno, as oscilações de temperatura no Brasil são gigantescas.
- — Lembre-se de hidratar-se bem com água e utilizar cremes de proteção para o corpo comoprotetor solar.
- — Mantenha em dia sua avaliação médica. (Tribuna)