A história de Evelyn Silva, de 22 anos, viralizou na web e chocou os internautas durante a semana. A jovem relatou, em suas redes sociais, que descobriu uma segunda gestação durante a gravidez. “Eu tô boba em saber que eu engravidei já grávida”, contou no X, antigo Twitter. “Eu tô com um baby de 4 meses e outro baby de 3 meses”, revelou ela. Uau!
O que aconteceu?
Em entrevista ao Metrópoles, Evelyn, que já tem um filho de 3 anos, contou que descobriu a gravidez em casa, após realizar um teste de farmácia. Mas a jovem foi surpreendida no momento do primeiro ultrassom, quando recebeu a notícia de que esperava gêmeos.
No dia 27 de janeiro, fui fazer um ultrassom com o meu marido, com quem sou casada há dois anos. Eu escolhi o transvaginal porque minha suspeita era de que eu estava de três a quatro meses. No transvaginal, como eu já tive um filho, daria para ver o sexo”, explicou. “Na hora, o médico ficou surpreso e falou: ‘Temos gêmeos aqui e vamos ter que realizar outro exame'”, relatou.
Reviravolta!
Assim que Evelyn realizou os novos exames solicitados pelo médico, recebeu mais uma notícia chocante: os bebês estavam evoluindo em tempos diferentes, cada um com seu próprio tamanho. Ou seja, não se tratava de gêmeos, e sim de duas gestações separadas.
“Uma outra médica apareceu e explicou que era um casal, cada um em uma placenta. O menino com quatro meses e a menina com três meses”, disse ela. “Foi um baque, mas também uma felicidade”, destacou.
É possível engravidar durante a gestação?
O caso de Evelyn é raro, mas possível. Trata-se de um fenômeno chamado superfetação, que ocorre quando a mulher ovula em dois momentos distintos, engravidando de bebês com idades gestacionais diferentes. Neste caso, um segundo embrião se desenvolve no útero da mulher que já está grávida. Portanto, não pode ser caracterizada como uma gestação de gêmeos.
Os bebês vão nascer ao mesmo tempo?
Para preservar a saúde da mãe e dos bebês, os dois precisam nascer ao mesmo tempo, mesmo sendo concebidos em datas diferentes. “A menina, como é mais nova, vai nascer e deve ficar um tempo na maternidade, recebendo acompanhamento, por ser prematura”, contou Evelyn.