Parte de teto de famosa ‘igreja de ouro’ do Centro Histórico de Salvador desaba

Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador. Pelo menos três pessoas ficaram feridas.

Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos após o desabamento. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, como a madeira que cobria o telhado.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) atua no local para identificar possíveis pessoas presas. Policiais militares isolaram a área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta socorro às vítimas.

 

Problemas na igreja

Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, o templo já enfrentava problemas estruturais há anos.

Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil. Porém, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a construção de atingir uma situação degradante.

Durante uma visita realizada em 2023, o g1 observou que o local estava com pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos – o que dificultava a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.