Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador. Pelo menos três pessoas ficaram feridas.
Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos após o desabamento. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, como a madeira que cobria o telhado.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) atua no local para identificar possíveis pessoas presas. Policiais militares isolaram a área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta socorro às vítimas.
Ver essa foto no Instagram
Problemas na igreja
Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, o templo já enfrentava problemas estruturais há anos.
Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil. Porém, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a construção de atingir uma situação degradante.
Durante uma visita realizada em 2023, o g1 observou que o local estava com pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos – o que dificultava a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.