De 4,3 milhões de candidados no ENEM 2024, apenas 12 obtiveram a nota máxima

Dos mais de 4,3 milhões de participantes do Enem 2024, apenas 12 alcançaram a nota mil na redação, o menor número já registrado na história do exame. No ano anterior, 60 estudantes atingiram a pontuação máxima.

O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Dentre os 12 candidatos que alcançaram a nota máxima, apenas um era aluno da rede pública, residente em Minas Gerais. Os demais vieram de escolas particulares.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) analisará os resultados para entender os baixos índices e definir políticas educacionais.

“Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise”, declarou ao Folha de São Paulo.

A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos, sendo elas: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema, coesão, articulação de informações e proposta de intervenção.

O Enem deste ano registrou um aumento de 9,95% no número de inscritos em relação a 2023, com mais de 4,32 milhões de participantes. A média geral subiu de 543 para 546 pontos, mesmo com uma queda no desempenho em matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Os participantes agora podem usar suas notas para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). As inscrições para o Sisu 2025 começam na próxima sexta-feira (17) e seguem até o dia 21 de janeiro, permitindo a escolha de até duas opções de curso.