O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender a ideia de que o Canadá deixe de ser um país independente e passe a integrar o território norte-americano como o 51º estado. O comentário foi feito na Truth Social, na quarta-feira (18).
“Ninguém pode responder por que subsidiamos o Canadá em mais de $100.000.000 por ano? Não faz sentido! Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º estado”, disse Trump. “Eles economizariam muito em impostos e proteção militar. Acho que é uma ótima ideia. 51º estado!!!.”
Essa não é a primeira vez que Trump manifesta a ideia. No final de novembro, durante um encontro com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em Mar-a-Lago, o republicano já havia sugerido a proposta de anexação.
A declaração de Trump ocorre em um momento delicado para Trudeau, que enfrenta uma crise interna após a renúncia da vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Chrystia Freeland. Freeland deixou o cargo alegando divergências sobre a estratégia canadense para enfrentar as ameaças de Trump, incluindo a possibilidade de tarifas de 25% sobre produtos canadenses.
Desde então, Trudeau vem sendo pressionado a renunciar, enquanto tenta lidar com os desafios econômicos e diplomáticos impostos pela postura agressiva de Trump em relação ao Canadá.