Nesta semana, Amargosa está sediando os Jogos Escolares da Bahia 2024, na sua Etapa Interterritorial. Com mais de 500 estudantes da rede estadual de ensino, a competição acontece nos dias 20, 21 e 22 de agosto, reunindo participantes dos territórios Baixo Sul, Sertão Produtivo, Sudoeste Baiano, Recôncavo e Vale do Jiquiriçá.
Organizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a ação é coordenada pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE), através da Superintendência de Políticas da Educação Básica (SUPED), Diretoria de Execução de Políticas para a Educação Básica (DiEx) e Coordenação de Execução de Programas, Projetos e Ações para a Educação Básica (CEPPA).
Os Jogos têm como objetivo promover a cultura corporal no currículo da Educação Básica, destacando a importância da participação, inclusão, diversidade, criatividade, coletividade, ética, cooperação, regionalismo e emancipação. “Os jogos se configuram ao longo dos anos como um forte aliado pedagógico para os estudantes da rede pública estadual”, afirma o Professor Panfile, Diretor do NTE 09 (Vale do Jiquiriçá).
A competição não só valoriza o esporte escolar, mas também contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo suas habilidades e promovendo a integração entre diferentes regiões da Bahia.