Gilmar Chaves Sodré, ex-vereador de Ilhéus, foi preso nesta segunda-feira (08) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Ele estava foragido desde 2016, quando foi condenado por estuprar uma menina de 13 anos em 2007.
Sodré, que atuou como vereador em 2012 pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), cometeu o crime em um motel de Ilhéus. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a jovem foi levada ao local por sua tia, que intermediou o ato criminoso em troca de vantagens.
O ex-vereador foi condenado em 2016 a sete anos de prisão em regime semiaberto. Inicialmente absolvido em primeira instância, ele foi condenado na segunda instância. Desde então, estava em fuga.
Antes de sua prisão, Gilmar Sodré já havia se afastado do PMN e do Partido Progressista (PP), segundo informações dos partidos, que confirmaram que ele não é filiado a nenhum deles desde 2016. Sua trajetória política, porém, foi marcada por este crime que abalou a comunidade de Ilhéus.
A prisão de Sodré foi efetuada pela FICCO, que cumpre mandados de captura de criminosos de alta periculosidade na região. Após sua prisão, ele foi levado para a Polícia Federal e, em seguida, transferido para o presídio de Itabuna.