O jogador Daniel Alves, condenado a 4 anos e meio de prisão por estupro, pagou a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) e deixou o presídio de Barcelona nesta segunda-feira (25), após 14 meses preso. A informação foi confirmada pela Seção 21 da Audiência de Barcelona.
A Justiça espanhola havia concedido a liberdade provisória ao jogador na última quinta-feira (21), mediante pagamento da fiança. A defesa de Alves conseguiu levantar o valor no último final de semana, após especulações sobre a origem do dinheiro.
Segundo o jornal La Vanguardia, o dinheiro não provém de fundos a serem devolvidos pelo Tesouro espanhol ou de uma entidade bancária. A defesa não divulgou a origem da quantia.
Na sexta-feira (23), a advogada de Alves, Inés Guardiola, solicitou a prorrogação do prazo para pagamento da fiança em uma hora, na tentativa de liberta-lo antes do fim de semana, mas o pedido foi negado.
Inicialmente, especulava-se que a fiança seria paga por Neymar Pai, pai do jogador Neymar Jr. e amigo de Daniel Alves. No entanto, após pressão da opinião pública brasileira e a ameaça de perda de patrocinadores, a família de Neymar teria desistido da ideia.
Apesar de deixar a prisão, Daniel Alves ainda responde pelo crime de estupro e está sujeito a medidas cautelares, como a entrega do passaporte e a comparecimento periódico ao tribunal.
Daniel Alves foi acusado de estuprar uma mulher em uma boate de Barcelona em dezembro de 2022. Ele negou as acusações, mas foi preso preventivamente em janeiro de 2023. Em fevereiro, foi condenado a 4 anos e meio de prisão por um tribunal espanhol.