A verdadeira história: Prefeitura de Cairu determina suspensão imediata de passeios de charretes em Morro de São Paulo

A Prefeitura de Cairu anunciou nesta quarta-feira (3) a suspensão imediata de passeios de charretes com utilização de cavalos em Morro de São Paulo. A decisão foi tomada após denúncias de maus tratos contra animais.

Em comunicado oficial, a gestão municipal declarou: “Em face dos últimos incidentes ocorridos no Morro de São Paulo no que diz respeito à tração animal, a Prefeitura de Cairu determinou a suspensão imediata deste serviço, para avaliação e busca de alternativas seguras.”

Incidente gera indignação

Na terça-feira (2), um cavalo utilizado para passeios pela ilha passou mal e caiu durante um dos trajetos. O animal precisou ser socorrido por pessoas que estavam na praia. A situação gerou grande revolta e pedidos por justiça, com muitos exigindo que as autoridades tomem medidas para prevenir tais incidentes no futuro.

A situação foi descrita como lamentável por uma usuária de mídia social, que questionou a persistência de tais incidentes. Ela relembrou que a ativista Luisa Mell esteve na região na semana passada e destacou a mesma problemática. Ela também mencionou que, no ano passado, após postar um vídeo sobre a situação de um equino, acabou sendo levada à delegacia como ré.

Outras pessoas expressaram sua indignação, classificando a situação como revoltante, vergonhosa, desumana e inadmissível. A falta de fiscalização por parte da prefeitura de Cairu foi um questionamento feito por uma das pessoas, com apelo para que a situação seja resolvida.

Busca por alternativas

A prefeitura informou que foram realizadas fiscalizações no local e avaliação veterinária dos animais após o incidente. “A utilização de tração animal torna-se inadequado do ponto de vista humanitário, entretanto tem mantido diversas famílias”, diz o comunicado.

Para solucionar o problema, o prefeito vai se reunir com a associação dos charreteiros e demais representantes na tentativa de encontrar uma alternativa para a sobrevivência dos mesmos. Providências neste mesmo sentido serão tomadas em todo o município em relação aos transportes que utilizam tração animal.

Em imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível ver as táxi charrete, como são conhecidas, superlotadas e em velocidade, provavelmente, inadequada para o tipo de operação.

 

Revista Recôncavo