Um jovem foi flagrado fazendo gesto com dois dedos em cima de uma motocicleta da Polícia Militar, em Morro de São Paulo. O gesto, associado à gíria “Tudo 2”, é comumente utilizado por membros da facção criminosa Comando Vermelho. O jovem, que não é envolvido com nenhuma organização criminosa, pediu desculpas à corporação.
Nesta semana, dois policiais militares morreram em um tiroteio após um deles confundiu o outro com um assaltante. A confusão teria se dado porque o policial que matou o colega gritou “perdeu, perdeu”, uma expressão normalmente utilizada por criminosos.
O coronel Antônio Jorge, especialista em segurança pública, afirma que há gestos, palavras e tatuagens que identificam os membros de facções criminosas. O sinal de “3” com as mãos, representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital); o sinal com 4 dedos simboliza a facção criminosa Amigos dos Amigos; e o do Comando Vermelho é o V feito com a mão, em que o dedo indicador e o médio são levantados e separados, enquanto os outros dedos permanecem fechados.