- Encontro em parceria com o Ciapra e Sebrae contou com palestra e apresentação da segunda fase do programa Cacau+, que foca na sustentabilidade projetada para os agricultores beneficiários do programa e que alcançaram a maturidade produtiva em suas lavouras.
O município de Wenceslau Guimarães, no Baixo Sul, sediou nesta terça-feira (27), o 1º Circuito de Seminários de Sistemas Agroflorestais (SAFS) com cacau, em parceria com o Ciapra Baixo Sul e Sebrae. Evento que vem acontecendo nos municípios consorciados.
O objetivo foi levar aos agricultores do Programa Cacau+, informações e modelos baseados em sistemas agroflorestais com cacaueiro implantados em novas áreas, com tecnologia e prática agrícola que associa o cultivo do cacaueiro com outras espécies vegetais, visando a sustentabilidade ambiental e econômica.
Participaram do encontro, o prefeito, Carlos Alberto Liotério (Kaká); o vice-prefeito, Misael Santos; o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Eliosmar Fontes; equipes técnicas do Ciapra e do Sebrae; além de agricultores familiares, vereadores e secretários municipais.
O diretor executivo do CIAPRA Baixo Sul, Leandro Ramos, apresentou a nova fase do programa que foi denominada de Cacau+S, que foca na sustentabilidade projetada para os agricultores beneficiários do programa e que alcançaram a maturidade produtiva em suas lavouras.
O prefeito Kaká comentou que o caminho para o desenvolvimento da região é a agricultura, e que cada município tem sua vocação. “Cada município tem sua vocação para alguma coisa, cada município tem aptidão para uma linha de desenvolvimento, e Wenceslau Guimarães tem sua aptidão para a agricultura. E, estamos trabalhando forte nesse setor. Agradeço e parabenizo a todos por essa parceria”, disse Kaká.
O secretário municipal da Agricultura, Eliosmar Fontes (Mazinho), destacou a importância da realização de mais um seminário envolvendo toda a cadeia produtiva da cacauicultura, destacando a parceria com o Ciapra e o Sebrae, e reafirmando o compromisso da gestão municipal com assistência técnica aos agricultores familiares. “Quero agradecer a cada um de vocês, parceiros, e lembrar que o nosso maior parceiro é o agricultor familiar que tem recebido total apoio da gestão municipal. Nossa equipe não para de trabalhar e fico feliz em ver os municípios abraçando esse projeto tão importante para o desenvolvimento e emancipação econômica das famílias do campo”, disse o secretário.
Estiveram presentes representes da agricultura familiar das regiões da: Associação Água Vermelha, Alto do Pati, 18 de abril, Antônio Conselheiro, Cocão e Boa Sorte. Os agricultores familiares, que representam cerca de 150 famílias beneficiadas em Wenceslau Guimarães, e que participaram do encontro, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a lavoura cacaueira por meio de uma palestra proferida pelo professor e consultor, Edson França, engenheiro agronômico e consultor master do SENAR. Ele destacou, entre outros assuntos, a sustentabilidade da produção de cacau.
Fonte: Ascom
Fotos: Jeff Torres