Hemoba mobiliza ação para arrecadar doações para os tipos sanguíneos que estão em estoque crítico

A Hemoba ampliou a mobilização, afim de captar doadores e reforçou a coleta nas unidades externas e nos postos fixos em toda Bahia. No estado, possui mais de 22 unidades por diversas cidades, incluso no HemoNúcleo de Santo Antônio de Jesus, que funciona no Hospital Regional (HRSAJ). O estoque crítico para os tipos sanguíneos A-, B-, O- e O+, foi o fator motivacional para essa mobilização.

As unidades de coletas (Hemóveis), atenderão em Salvador nesta semana, das 8h às 17h. As doações podem ser feitas também, na Câmara Municipal de Salvador, até sexta-feira (15); no Tribunal de Justiça da Bahia (CAB) até quinta-feira (14); e no Salvador Shopping, nos dias 15 e 16 de setembro.

“Sofremos um impacto com o feriado de Sete de Setembro que desestabilizou o nosso estoque. No momento, contamos mais uma vez com a solidariedade dos doadores de sangue para suprir as necessidades das unidades hospitalares do estado”, declarou Rivânia Andrade, diretora de hemoterapia da Hemoba.

Segundo informações da Hemoba, no dia da doação o voluntário não pode estar em jejum ou ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Também não pode ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento de coleta e precisa ter dormido no mínimo, por seis horas na noite anterior.