Nesta segunda-feira (24), Elon Musk, proprietário do Twitter, e Linda Yaccarino, CEO da plataforma, anunciaram a substituição do clássico passarinho azul pelo novo logo da rede social, um “X” branco sobre um fundo preto. Além disso, os comandantes da rede têm a intenção de renomear os “tweets” para “Xs”, afastando-se da associação com o pio de um pássaro. Essas mudanças fazem parte do objetivo de longo prazo de Elon Musk de transformar o Twitter em um “superaplicativo” similar a plataformas asiáticas como WeChat, PayTM e GoJek, que combinam serviços de trocas de mensagens, redes sociais e sistemas de pagamentos.
A adoção do novo logo será gradual, inicialmente, o pássaro e o “X” aparecerão simultaneamente. Além disso, o nome da empresa foi alterado para X Corp.
Desde que a plataforma foi adquirida por Elon Musk, diversas medidas controversas foram adotadas. Recentemente, foi anunciado um limite no número de tweets que poderiam ser lidos diariamente, com um limite maior para os usuários assinantes do sistema pago de verificação chamado Twitter Blue. Apesar do limite ter sido revertido posteriormente, essa polêmica pode ter contribuído para o crescimento de redes sociais concorrentes, como o Threads, da Meta, que está integrada ao Facebook e Instagram e conquistou mais de 100 milhões de cadastros nos primeiros cinco dias desde o seu lançamento.
Elon Musk tem como objetivo transformar o Twitter em um “superaplicativo”, buscando uma abordagem semelhante às bem-sucedidas plataformas asiáticas que combinam diversos serviços em uma única plataforma.