Os destroços do submersível Titan, que sofreu uma implosão no Oceano Atlântico durante uma expedição ao Titanic, chegaram ao porto de Saint Johns, no Canadá, na quarta-feira (28). As primeiras fotos dos restos da embarcação foram divulgadas, revelando o estado em que se encontram.
A empresa Pelagic Research Services informou à CNN que as operações de resgate do submarino Titan foram “concluídas com sucesso” e que agora estão em processo de desmobilização do navio Horizon Arctic. A equipe trabalhou incansavelmente por dez dias enfrentando os desafios físicos e mentais dessa operação e está ansiosa para completar a missão e retornar às suas famílias, conforme declarado em um comunicado oficial da empresa.
“Eles trabalharam incansavelmente por dez dias, enfrentando os desafios físicos e mentais desta operação, e estão ansiosos para completar a missão e retornar para seus entes queridos”, disse a empresa em um comunicado.
Equipamentos cobertos com lonas brancas foram descarregados do navio Horizon Arctic no píer da Guarda Costeira de Terra Nova, no Canadá, na quarta-feira. A Horizon Arctic é a empresa proprietária das embarcações, enquanto a Pelagic Research Services é a proprietária dos veículos controlados remotamente (ROVs) que foram responsáveis por trazer os materiais à superfície.
Enquanto os destroços são resgatados, um robô continua vasculhando o fundo do mar em busca de mais detritos relacionados à implosão fatal. As autoridades dos Estados Unidos e do Canadá estão direcionando seus esforços para investigar as causas do desastre marítimo e determinar se houve violação de alguma lei.
O incidente com o submarino Titan tem despertado grande interesse e levanta questões sobre a segurança das expedições de exploração submarina. A investigação em andamento buscará respostas para essas perguntas e ajudará a evitar acidentes similares no futuro.