As marchas contra a corrupção só podem acontecer em uma democracia. Só a democracia expõe a corrupção, só a democracia expõe o poder judiciário.
Democracia é antídoto contra corrupção e é por isso que as falcatruas podem ser expostas como estão atualmente. Isso é sinal de que a democracia brasileira está dando certo.
Manifestantes contra a corrupção que são simpatizantes de regimes autoritários são na verdade a favor da corrupção. O autoritarismo e as ditaduras são as formas mais eficazes de se praticar a corrupção.
Os regimes ditatoriais só são implantados porque grupos poderosos não estão conseguindo corromper o Estado. Então, usam armas para se apropriarem dos recursos públicos. Chile, Argentina, Brasil, Líbia, Egito, todos os regimes autoritários nesses países significaram e significam a instalação da corrupção.
Somente na democracia é possível tirar a corrupção que está debaixo do tapete.
Atualmente há muito menos corrupção no Brasil e se ela aparece é porque a nossa democracia está conseguindo combatê-la, expô-la, ainda que o poder judiciário não se deu conta que vivemos uma democracia.
O poder judiciário age como se estivéssemos sobre um regime autoritário, visto que não dá satisfação à nenhuma instituição democrática. Falta à democracia brasileira uma prestação de conta do poder judiciário. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que está combatendo a corrupção no judiciário, é uma criação da democracia. A liberdade de expressão e de imprensa é uma criação da democracia, então não há combate à corrupção sem democracia.
Porem vários posts não são publicados por você. Onde está a democracia?