A intensidade de chuva nos últimos nas cabeceiras do Rio das Contas e afluentes, aumentando o volume acumulado de água no reservatório da Barragem da Pedra, que levou neste domingo (25), o sistema operacional da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco). Em face ao aumento da descarga de água no leito do Rio das Contas, o Rio Jequiezinho, sofreu represamento, causando alagamentos em toda a área que Centro de Abastecimento Vicente Grilo, atingindo estabelecimentos comerciais nas ruas do entorno, chegando à Praça da Bandeira.
Num comunicado divulgado à imprensa e nas redes sociais, a prefeitura de Jequié através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que a partir do aumento do nível do Rio de Contas, “as obras do sistema de drenagem pluvial, construídas pela prefeitura, para ajudar no escoamento das águas das chuvas no Residencial Vida Nova e Beira Rio, no Curral Novo, não deverão conseguir absorver a vazão acima do esperado”.
A Defesa Civil emitiu alerta aos moradores desses dois residenciais para o risco real de alagamentos. Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN) orientam à população que evite se deslocar para o Centro, desnecessariamente, e assim, haja diminuição do fluxo de veículos nas ruas, permitindo que as equipes de apoio possam se deslocar com maior agilidade.
Foram disponibilizados pela prefeitura/Secretaria de Educação, as seguintes unidades escolares disponíveis para receber as famílias desalojadas e os contatos das famílias afetadas devem ser feitas pela Defesa Civil, por ligação ou WhatsApp 9505 0750.
– Centro de Educação Infantil Ana Cruz, (Beira Rio/Curral Novo);
– Centro de Educação Infantil Fernando Cafezeiro (Curral Novo)
– Escola Municipal José Francisco de Almeida (Cidade Nova)
– Centro de Educação Infantil Ana Cruz (Beira Rio/Cidade Nova)
– Escola Municipal Eliel Mendes (KM 3)
– Centro de Educação Infantil Senhor do Bonfim (Barro Preto)
– Nas unidades escolares de Barra Avenida e da Vila Frisuba.
Um alerta foi transmitido no final da tarde deste domingo (25), pela prefeitura de Jequié/Defesa Civil, no sentido de que as pessoas que não estejam em áreas de riscos de alagamento, para que permaneçam em suas casas, evitando ocupar as vias públicas atingidas, atrapalhando o trabalho das equipes de socorro e salvamento. Mesmo com o alerta, milhares de curiosos, incluindo crianças, se deslocaram para essas áreas, registrando em selfies, vídeos e fotografias toda a situação.
Após se reunir no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié-ACIJ, ao meio-dia deste domingo (25), ao lado de representantes da Defesa Civil, 8º Grupamento de Bombeiros Militar, secretários municipais e representantes de classes. o prefeito Zé Cocã (PP), concedeu entrevista coletiva à imprensa, na qual fez o relato da situação e o acompanhamento do monitoramento da Chesf na Barragem da Pedra.