O município de Gandu, no Baixo Sul do estado, sediou, na tarde desta quinta-feira (8), a cerimônia de premiação do Programa Agro Jovem Senar | Polo Gandu 2022. Foram três meses de aprendizado com turmas de jovens entre 16 e 29 anos dos municípios de Gandu, Wenceslau Guimarães (Cocão), Piraí do Norte e Teolândia. Além da entrega de certificados, as equipes também foram premiadas através de um concurso onde foram apresentados planos de negócios.
O programa Agro Jovem promoveu ações voltadas para a renovação e aprimoramento dos sistemas produtivos, a adoção de tecnologias inovadoras de produção agropecuária e gestão de propriedades rurais, além das agroindústrias artesanais, organização social, empreendedorismo, educação, saúde e sustentabilidade, fortalecendo o protagonismo dos jovens no setor agropecuário e capacitando-os para o mercado de trabalho.
Renê Santana, coordenador Pedagógico do SENAR | Polo Gandu, disse que o objetivo do programa é despertar o empreendedorismo no meio rural, voltado para a juventude. “O programa atinge um público de 16 a 29, que é o perfil das equipes que nós selecionamos. Aqui foram apresentados vários planos de negócios bastante confiáveis. O programa visa mostrar para eles que o campo é o futuro, é a mola propulsora que mantem um país e nós queremos manter essa sucessão familiar e manter os jovens do campo produzindo bem, com renda, e tendo sustentabilidade”, afirmou.
Rui Dias, Diretor da FAEB|SENAR, ressaltou a parceria do órgão com as prefeituras, e elogiou o desempenho dos alunos. “Estamos muito satisfeitos, muito felizes. Quero agradecer a parceria com as prefeituras, junto aos seus secretários de agricultura em participar desse programa. Houve um empenho bastante expressivo desses jovens que se destacaram nesse programa. Tem sido um sucesso o Agro Jovem aqui em Gandu e região”, pontuou Dias.
Cada município apresentou cinco equipes que construíram planos de negócios. Dentre os projetos apresentados, a equipe OC – Orgânicos Cocão, do Povoado do Cocão, em WG, foi a campeã do concurso de planos de negócio com o tema “Cultivar hortaliças pelo sistema de hidroponia”, que propôs maior teor nutricional, a não utilização de agrotóxicos, transparência na confiança ao consumidor e o seu bem-estar. Cada um dos cinco participantes da equipe ganhou um notebook.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de WG, Eliosmar Fontes, destacou a importância do Agro Jovem e falou do apoio que sua secretaria tem recebido da gestão municipal, que culminou com o sucesso das equipes de Wenceslau no concurso de Planos de Negócio do programa. “Muito gratificante estar participando desse programa. Foram 90 horas de aulas de formação, de troca de conhecimento e a equipe campeã, entre todas é do nosso município, do Cocão. Isso nos deixa muito felizes por conta de que a gente percebe que a juventude de nosso município, cada vez mais, está voltada ao Agro, acreditando que o agronegócio realmente é uma forma de obter renda e de se manter economicamente. Agradeço ao prefeito Kaká, que vem apoiando essas iniciativas em parceria com o SENAR”, disse Eliosmar.
Da Redação | Fotos: Marcelo Dutra