Esporte e arquitetura: conheça os estádios da Copa do Mundo 2022

Está chegando! A Copa do Mundo de 2022, no Catar, começa em uma semana. A partida de estreia será disputada no próximo domingo, 20 de novembro, entre Catar e Equador, às 13h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt.

Claro que um grande espetáculo precisa de grandes palcos. Para o Mundial, o Catar contará com oito arenas ao todo, que serão utilizadas da fase de grupos à grande final, marcada para o dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium. Pensando nisso, o SportBuzz preparou um especial com mais detalhes de todos os estádios da Copa de 2022. Confira:

Estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo de 2022

Lusail Stadium será o palco da estreia do Brasil e da final da Copa do Mundo (Foto: Divulgação/Qatar 2022)

Em torno de R$ 1,2 trilhões foram investidos na Copa do Mundo de 2022, realizada no Qatar, sobretudo para a construção e reforma de estádios. Ao todo, oito estádios receberão as 64 partidas da edição, que estreia no dia 20 de novembro, em duelo entre o país-sede e o Equador, às 13h (de Brasília). Dessa forma, confira os estádios que serão utilizados no decorrer da competição.

Al Bayt Stadium

Palco da estreia da Copa do Mundo 2022, o Al Bayt Stadium terá cerimônia de abertura da competição com participação de Shakira, BTS e Black Eyed Peas. Em seguida, a arena recebe partida entre Qatar e Equador, do Grupo A.

Com capacidade para 60 mil torcedores, o luxuoso estádio construído especialmente para o torneio possui um teto em formato de tendas beduínas, nas quais os nômades instalavam suprimentos quando passavam dias no deserto. Portanto, a arquitetura representa um elemento importante da cultura árabe.

Estádio Al Bayt, em Doha, no Qatar
Al Bayt Stadium também receberá uma das semifinais da Copa do Mundo 2022 (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)

 

Lusail Stadium

Local da primeira partida do Brasil na Copa do Mundo, o Lusail Stadium é o maior estádio da atual edição, com capacidade para 80 mil pessoas.

Além do jogo da Seleção Brasileira no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília), o Lusail receberá o jogo da Seleção contra Camarões, no dia 2 de dezembro, e a grande final da competição, com direito a cerimônia de encerramento antes da decisão. 

Depois do torneio, o estádio será transformado em um espaço comunitário, com os assentos retirados e enviados para centros esportivos do país. 

Estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo de 2022
Lusail Stadium é o maior estádio da Copa (Foto: Divulgação)

 

Khalifa Internacional Stadium

Diferente dos dois primeiros estádios da lista, o Khalifa Internacional Stadium existe desde 1976, mas foi reformado para a competição. Agora, o espaço conta com sistema de climatização e proteção dos torcedores contra o sol.

Com capacidade para 40 mil torcedores, o palco receberá a disputa por terceiro lugar da edição de 2022. A arena é conhecida pelos cidadãos locais como o grande estádio antes da Copa do Mundo.

Khalifa International Stadium
(Divulgação/Comitê Copa de 2022)

 

Estádio 974 

O Estádio 974, ou Estádio do Porto de Doha, ou Estádio Ras Abu Aboud, é uma arena aberta em 2021 com uma proposta de construção diferente de todos os outros palcos da Copa do Mundo.

Com capacidade para 40 mil pessoas, o estádio foi construído a partir de 974 (motivo do nome) contêineres e módulos de aço, caixa que transporta cargas em navios de grande porte.

O estádio é o único entre os oito que não possui sistema de climatização, justamente por ser o mais “diferente” e sustentável. Por conta da sua forma de construção, ele pode ser completamente desmontado após a Copa do Mundo.

A espaço será palco do jogo entre Brasil e Suíça, válida pela segunda rodada do Grupo G, no dia 28 de novembro, às 13h (de Brasília).

Estádio 974
Estádio 974 também é homenagem ao número do código internacional telefônico do país (Divulgação)

 

Education City Stadium

Construído próximo dos polos educacionais de Al Rayyan, cidade vizinha da capital Doha, com universidades e centros de pesquisa, o Education City Stadium possui capacidade para 40 mil pessoas e foi feito para impulsionar e valorizar o conhecimento local.

A arquitetura do espaço também é destaque: com estrutura demarcada pelos recortes que lembram faces de uma pedra preciosa, o estádio reflete a luz solar durante o dia. À noite, ele irradia a luz. Por conta disso, ele é chamado “diamante do deserto”.

O estádio foi palco do jogo entre Palmeiras e Tigres, válido pela semifinal do Mundial de Clubes de 2021. Por conta da pandemia, pouquíssimos palmeirenses puderam marcar presença no local.

Estádio da Educação - Palmeiras x Al Ahly
Education City Stadium é um dos estádios da Copa (Foto: Palmeiras/Twitter)

 

Al Thumama Stadium

Com capacidade para 40 mil lugares, o Al Thumama Stadium possui um design diferente, feito em homenagem ao povo local. Os desenhos remetem ao gahfiya, touca que faz parte da cultura dos catarianos.

Quando a Copa acabar, o estádio se tornará um hotel, um centro comercial e ganhará uma mesquita. Além disso, ele possui climatização em até 18º C e utiliza um sistema de reutilização de água considerado inovador.

Estádio Al Thumama
Al Thumama Stadium é uma homenagem ao povo local e ao nome do bairro no qual foi construído (Foto: Reprodução/AFP)

 

Al Janoub Stadium

O Al Janoub Stadium foi um dos primeiros estádios a ser inaugurado para a Copa. O espaço possui capacidade para 40 mil pessoas e será palco do torneio até as oitavas de final da competição.

Em Al Wakrah, 23 km ao sul da capital Doha, o estádio possui arquitetura inspirada no formato dos barcos dhow, utilizados para a pesca de pérolas, tradicional na região.

Al Janoub
Al Janoub Stadium é reconhecido por seu design (AFP)

 

Ahmed bin Ali Stadium

Último estádio da lista, o Ahmed bin Ali Stadium, também conhecido como Al Rayyan Stadium, possui capacidade para 40 mil torcedores. Antes, o espaço possuía uma arena com 21 mil lugares, mas foi demolida e totalmente reconstruída para a Copa do Mundo 2022.

Multiuso, o estádio é destacado por uma estrutura de fachada ondulada e brilhante. Dessa forma, para ressaltar a beleza da construção, todos os jogos no local estão marcados para o fim da tarde.

Ahmed bin Ali
Ahmed bin Ali Stadium é uma arena multiuso (Foto: Reprodução)

A Copa do Mundo estreia no dia 20 de novembro, com duelo entre Qatar e Equador, no Al Bayt Stadium, às 13h (de Brasília). Ao todo, serão 64 jogos divididos entre os oito estádios construídos ou reformados para a grande competição entre seleções.