Secretaria da Assistência Social promove recreação para crianças assistidas pelo 1ª Infância no SUAS em Wenceslau Guimarães

 

Secretaria da Assistência Social promove recreação para crianças assistidas pelo 1ª Infância no SUAS.
• Objetivo do encontro foi aproximar os laços afetivos das mães com seus filhos, cuidadores, e mostrar a importância dos brinquedos educativos produzidos a partir de materiais recicláveis.

A Secretaria da Assistência e Promoção Social, de Wenceslau Guimarães (WG), promoveu, na tarde desta quarta-feira (21), na comunidade do Cocão, uma tarde inteira de recreação com as famílias das crianças assistidas pelo 1ª Infância no SUAS, programa que é gerido pelo município em parceria com os Governos do Estado e Federal e que tem por objetivo apoiar pais, mães e cuidadores no sentido de proporcionar o melhor início de vida para suas crianças.

A Praça Amado Lopes ficou lotada de mães e crianças que viveram momentos de diversão com brincadeiras, pintura de rosto, pula-pula, desenho artístico, e roda de conversa sobre a importância do programa desde a gestação até o crescimento das crianças.

Claudionéia Soares Santos, supervisora do Programa 1ª Infância no Suas de WG, explicou que o programa funciona desde 2017 e que desenvolve diversas atividades voltadas para o crescimento intelectual das crianças assistidas. São cerca de 150 famílias assistidas pelo projeto, somente no Cocão.

“Estamos aqui hoje, nesse momento de recreação, apresentando todos os materiais reciclados que usamos para confeccionar brinquedos educativos para as nossas crianças. A importância desse evento foi a gente mostrar para as mães a importância de usar o material reciclado, porque não adianta você ir à loja comprar um brinquedo caro e a criança jogar fora. O importante é que haja uma interação da criança com os brinquedos em sua fase de crescimento”, ressaltou Néia.

O programa 1ª Infância no SUAS prepara as mães para o nascimento da criança e após o nascimento, uma equipe de visitadoras faz o trabalho de acompanhamento até que essas crianças completem três anos de idade. Crianças com deficiência também recebem atendimento especial por parte das equipes. “É importante essas mães perceberem a importância do vínculo que elas estão criando com a criança naquele momento de colocar a criança no colo e olhar diretamente no olho de seu filho e transmitir todo o seu amor”.

O secretário Marivaldo Sales destacou o empenho da gestão municipal em manter um trabalho de excelência na condução das ações voltadas para a primeira infância. “O programa primeira infância é um compromisso da gestão municipal que já acontece há vários anos e estamos felizes hoje em ver aqui as famílias dessas crianças. Temos o compromisso em fazer com que essas mães e essas crianças se sintam bem e reconhecidas”, afirmou.

O secretário lembrou da participação dos jovens do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que participaram da atividade auxiliando a equipe do programa 1ª Infância. “A gestão do município se sente honrada em está realizando sempre essas atividades em benefício das nossas crianças”, concluiu Marivaldo.

DEPOIMENTOS

Moradora do Cocão, a mãe Josiane Ferreira dos Santos, disse acreditar que o programa 1ª Infância no SUAS vai ajudar muito a desenvolver a união das crianças, principalmente quando chegar no momento de elas irem para escola para conviver com outras crianças e com os professores.
A mãe Railane Santos de Jesus Borges, moradora da Baixa Grande, disse que acha importante essa ação porque tem acompanhado o desenvolvimento das crianças e proporcionado momentos de alegria e diversão. “É um momento em que elas têm para sair de casa, para se divertirem com outras crianças da comunidade”, destacou.

Normeane Silva Santos, do Cocão, ressaltou que o programa a acompanha desde sua gestação. “O 1ª Infância no SUAS me acompanha desde minha gestação e eu acho muito importante porque a criança se desenvolve muito. A minha filha aprendeu as cores, minha casa é visitada e minha filha Sofia tem todo o apoio para o seu crescimento”.

Maricelma Pereira dos Santos, do Limoeiro, destacou que o programa desenvolvido pelo SUAS é interessante, pois ajuda as crianças a se desenvolverem. “Nós sabemos que isso não existia antes e agora esse programa tá aí à disposição das crianças fazendo com que elas cresçam e busquem novos conhecimentos”, disse.

Idionais Santos de Jesus, do Cocão, falou que o programa é muito importante, tanto para ela como para sua filha, pois é um momento em que as crianças se juntam para brincar e aprender. “Eles aprendem bastante, desenvolvem o conhecimento que às vezes a gente não tem casa. É um momento muito bom”.

A secretaria adiantou que já está preparando a grande festa do Dia das Crianças que será realizada na sede e no Povoado do Cocão. As datas serão confirmadas nos próximos dias.

Ascom | PMWG