O Corolla pode ser considerado um herói da resistência. O sedã conseguiu se manter na liderança do segmento mesmo após todos os seus rivais terem se reinventado. Mas a Toyota está vendo a concorrência se aproximar, e por isso aposta agora em uma versão com apelo esportivo.
Baseado na opção intermediária XEi 2.0 “flex”, o Corolla XRS traz uma série de itens decorativos, como aerofólio, saias laterais, rodas escuras e faróis com máscara negra. Na cabine, as novidades são o volante de base achatada e a costura vermelha no acabamento dos bancos de couro preto.
A versão esportiva busca deixar mais jovial o sisudo Corolla e com isso atrair ainda o público que tem preferência pelos hatches médios.
O carro não tem qualquer preparação mecânica, mas ao menos vem com o motor mais forte da linha. A potência chega a 153 cv quando abastecido com álcool. Não há opção de câmbio manual.
O XRS é equipado com caixa automática de quatro velocidades. O modo seqüencial de trocas é acionado por meio de alertas instaladas atrás do volante.
O carro custa R$ 79,5 mil e traz ar-condicionado digital e som com entrada USB entre os itens de série. É um pouco mais caro que o Civic com o mesmo nível de equipamentos (R$ 75,9 mil). Desde que chegou às lojas remodelado, em janeiro, o Honda é o que mais cresce em vendas.