Com o avanço da vacinação, mortes e ocupação de UTis têm queda

O avanço da vacinação contra a Covid-19 garantido pelo Governo Federal já produz impacto na mortalidade causada pela doença e na ocupação de leitos nas unidades de tratamento intensivo (UTI). A informação faz parte dos dados apresentados em edição extraordinária do Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada na quarta-feira (30).

Os níveis de transmissão da doença seguem altos, mas os pesquisadores observaram queda na incidência de mortes. Um dos motivos é exatamente a vacinação dos grupos de maior risco e exposição, como idosos, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde.

O boletim mostra que, entre 20 e 26 de junho, foi mantida uma incidência média de 72 mil novos casos por dia no país, o que representa uma oscilação de -0,2% ao dia em relação à semana anterior. Já a mortalidade média teve uma queda diária de 2,5%

As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde mostram quedas expressivas no Nordeste e nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, no Centro-Oeste. Oito UFs seguem com taxa de ocupação acima de 80%, mas no auge dos casos eram 24 estados e o DF nessa lista. Além disso, quatro estados, Acre (37%), Amapá (55%), Paraíba (59%) e Rondônia (58%), estão na zona de alerta baixo, com menos de 60% de leitos ocupados. Entre esses estados, o Acre é o que está há mais tempo nessa situação, desde 10 de maio.
Fonte: Fiocruz