Te convido para iniciar essa leitura e junto comigo entender um pouco mais sobre esse assunto.
Ei, você aí caro leitor, já deve ter ouvido e lido sobre as Campanhas Outubro Rosa, Novembro Azul, Setembro Amarelo.
O que elas tem em comum é que são importantes campanhas que visam dar maior visibilidade a temas relacionados a saúde física e mental.
Assim o JANEIRO BRANCO enfatiza a grande relevância de falar e cuidar da saúde mental. Diferente do que muitas pessoas pensam, a saúde mental é muito mais do que a ausência de transtornos mentais, envolve a capacidade de lidar com as adversidades da vida, vivências as emoções positivas e as desagradáveis com sabedoria, gerenciar os desejos, em fim, engloba você em todos os aspectos da sua vida.
Todos nós podemos em alguma fase de nossas vidas vivenciar situações que nos causem sofrimento psíquico, afinal somos seres humanos que acerta e erra e torna-se indispensável buscar formas saldáveis de lidar com as feridas emocionais.
E nós profissionais da saúde mental, estamos aqui para auxiliar e dar o suporte necessário no que diz respeito às questões psíquicas e se você entender que em determinado momento você necessita desse suporte VÁ EM BUSCA, PEÇA AJUDA.
Precisamos avaliar nossa postura em frente a vida o tempo todo, viver também é uma escolha e elas dizem muito sobre a forma como você enxerga a sua vida, suas relações sociais, emocionais e familiares. O JANEIRO BRANCO nos convida a tomar posse desse direito de escolha.
Então, escolha se cuidar, deixe os estigmas de lado. Entenda que não é franqueza buscar ajuda psicológico ou psiquiátrica, pelo contrário é a escolha em ter mais qualidade de vida e cuidar das suas emoções.
A campanha é em JANEIRO, mas ESCOLHA se cuidar todos os meses do ano, pois o ano não será novo se você continuar com as mesmas escolhas que te limitam e faz sofrer. Escolha com sabedoria e cuide de você cuidando da sua saúde mental.
Psicóloga Juliane Andrade