‘Não vou antecipar lançamento de candidatura’, diz ACM Neto sobre 2022

Apesar de admitir ser “natural” sua candidatura ao governo do estado em 2022, o ainda prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), não pretende sair na frente do grupo aliado ao governador Rui Costa (PT) e se lançar logo na disputa estadual.

A despeito do favoritismo para que seja o nome da oposição a concorrer ao Executivo, ele, que deixa a prefeitura nesta sexta-feira (1º), fala em construir a candidatura para daqui a dois anos. Um desses passos será dado em janeiro, quando o democrata começará a viajar pelo interior baiano.

“Em relação à candidatura ao governo em 2022, eu diria que deve ser natural. Eu sou candidato hoje? Não. É provável que eu seja? Sim. Eu não vou antecipar lançamento de candidatura, o momento não é esse. […] Eu quero que uma eventual candidatura a governador seja natural, consequência dessa construção até 2022. Se for natural, vai acontecer”, afirmou Neto, em entrevista coletiva na inauguração das obras de requalificação da Praça da Revolução, em Periperi, seu último evento oficial na prefeitura.

No interior, Neto pretende dividir suas experiências à frente da capital baiana com novos gestores. Em janeiro, ele deve visitar quatro cidades. “Depois de 8 anos como prefeito, todas as realizações que fizemos em Salvador vão me acompanhar na minha vida pública. Os feitos serão cartão de visita para qualquer outro projeto que eu venha a disputar, a liderar. Depois de ter construído tanta coisa aqui, é claro que a gente tem o que mostrar. Vou levar 2 ou 3 pessoas comigo para a gente dar uma visão geral de gestão.”

ACM Neto revelou também que pretende usar os primeiros dois meses de 2021 para descansar. “Eu tenho que virar a chave, viver esse novo momento na minha vida, com um nível de cobrança menor do que nos últimos 20 anos. Tenho que permitir uns poucos meses nessa realidade”, afirmou, destacando que pretende tirar férias em fevereiro para lua de mel com Mariana Barreto, com quem se casou no último dia 12.

(BN)