A celulite é um problema muito comum entre as mulheres, principalmente porque ninguém gosta quando ela aparece! E, para evitar que os furinhos se tornem um incômodo ainda maior, a Shape conversou com especialistas e elencou 7 fatores que pioram a celulite:
Má alimentação
A nutricionista Vivian Cognetti alerta que uma dieta rica em gorduras e carboidratos refinados,como alimentos à base de farinha de trigo associada ao baixo consumo de água e excessiva ingestão de sal, agrava o aparecimento da celulite. “Sempre que uma mulher sofre um aumento excessivo de peso em virtude da má alimentação, as áreas ginoides, onde aparecem os furinhos, são as mais afetadas”, completa.
Falta de hidratação
Não beber água é um dos piores erros! A nutricionista explica que a água é essencial para o transporte de nutrientes e reações metabólicas, além da excreção de toxinas. “Quando ingerimos pouca água o corpo tende a reaproveitar a presente no intestino”, esclarece Vivian. Esse reaproveitamento de uma água com toxinas aumenta a incidência inflamatória e o ganho de gordura. Por consequência, a celulite também!
Uso constante de salto alto
“O uso de salto faz com que o músculo da panturrilha (Tríceps Sural) fique contraído por muito tempo, dificultando o retorno venoso pela falta do bombeamento do sangue”, revela a fisioterapeuta Juliana Godoy. Além disso, o calçado influencia na má postura, pois altera o centro de gravidade natural do corpo e comprime músculos e vasos sanguíneos. Esses fatores impedem a oxigenação dos tecidos e agravam o quadro de celulite.
Estresse
Juliana destaca que o estresse faz com o corpo armazene gordura em excesso. “Quando estamos com um alto nível de tensão constante, o organismo libera maiores quantidades de hormônios que ativam o armazenamento e, por consequência, prejudicam a circulação”, explica. Dessa forma os tecidos recebem menos oxigênio e retêm líquido.
Sedentarismo
A falta de atividade física deixa o metabolismo lento. Segundo a terapeuta corporal Simone Las Casas, o sedentarismo dificulta a eliminação das toxinas corporais. “Provoca a má circulação tanto nas veias quanto no vasos linfáticos”, acrescenta. A pessoa sedentária tem mais propensão ao desenvolvimento da celulite.
Cigarro
“O cigarro causa alteração da circulação periférica, deixando os vasinhos da superfície da derme, mesmo até a hipoderme, com uma tendência para a formação de placas”, informa a dermatologista Angélica Pimenta. Além disso, aumenta a produção de radicais livres que favorecem ainda mais o surgimento dos furinhos.
Álcool
Angélica destaca que ss bebidas alcoólicas costumam ser hipercalóricas, favorecendo o ganho de peso. Simone ainda completa que o fígado tende armazenar a gordura fornecida pelo álcool e o resultado é aumento da celulite e de peso extra.