Presidente Tancredo Neves: ORIENTAÇÕES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO – CDL

CONSIDERANDO QUE A ATIVIDADE COMERCIAL É UM DOS BRAÇOS FORTES DA ECONOMIA DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, A ENTIDADE EMPRESARIA VÊM BUSCANDO INFORMAÇÕES JUNTO A ESPECIALISTAS E FORMOU UMA COMISSÃO DE MONITORAMENTO PARA ACOMPANHAR A SITUAÇÃO DO AVANÇO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO, A FIM DE PROPOR ESTRATÉGIAS PROPORCIONAIS AO NÍVEL DE RISCO DEFINIDO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) E SECRETARIAS DE SAÚDE DO ESTADO E DO MUNICÍPIO. NESTE MOMENTO, SUGERIMOS QUE SEJA ADOTADO POR CADA EMPRESA O PROTOCOLO ANEXO.

PROTOCOLO PARA FUNCIONAMENTO SEGURO DO COMÉRCIO LOCAL FRENTE À COVID-19

1- FICA TERMINANTEMENTE PROIBIDO O CUMPRIMENTO COM TOQUES FÍSICOS ENTRE OS FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES, EMPRESÁRIOS E CLIENTES (APERTO DE MÃOS E ABRAÇOS).

2- TODOS OS COLABORADORES TERÃO QUE LAVAR FREQUENTEMENTE AS MÃOS, COM ÁGUA E SABONETE LÍQUIDO, ESFREGANDO-AS BEM DURANTE PELO MENOS 20 SEGUNDOS OU REALIZAR A HIGIENIZAÇÃO COM ÁLCOOL GEL.  IMPRESCINDÍVEL FAZER A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS SEMPRE ANTES E APÓS O ATENDIMENTO.  

3- REFORÇAR A LAVAGEM DAS MÃOS ANTES E APÓS O CONTATO COM ALIMENTOS, APÓS O USO DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS, E APÓS O CONTATO COM SUPERFÍCIES EM LOCAIS PÚBLICOS (MAÇANETAS DAS PORTAS, BOTÕES DE ELEVADOR, TRANSPORTES PÚBLICOS, ETC.).

4- NENHUM COLABORADOR PODERÁ IR AO TRABALHO COM SINTOMAS DE GRIPE OU RESFRIADO. QUALQUER SINTOMA SUSPEITO DEVE SER COMUNICADO IMEDIATAMENTE À GESTÃO.  CASO APAREÇA ALGUM SINTOMA, COMO TOSSE, FEBRE OU DIFICULDADE RESPIRATÓRIA EM VOCÊ, ALGUM FAMILIAR OU PESSOAS DE CONTATO PRÓXIMO, COLOCAR-SE IMEDIATAMENTE EM ISOLAMENTO DOMICILIAR E COMUNICAR À EMPRESA.  

5- NENHUM TÉCNICO OU PROFISSIONAL CONTRATADO PARA SERVIÇOS EVENTUAIS PODERÁ REALIZAR SERVIÇOS NA EMPRESA SE ESTIVER COM SINTOMAS DE GRIPE (O SETOR RESPONSÁVEL PELA SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO TERÁ QUE CONFIRMAR PREVIAMENTE COM O TÉCNICO). 

6- NENHUM FORNECEDOR PODERÁ ACESSAR AS ÁREAS INTERNAS DA EMPRESA SE ESTIVER COM SINTOMAS DE GRIPE OU RESFRIADO. CASO ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO, O FORNECEDOR DEVERÁ UTILIZAR MÁSCARA (CEDIDA PELA EMPRESA) E HIGIENIZAR AS MÃOS ANTES DE ADENTRAR AS INSTALAÇÕES, ALÉM DO QUE O SETOR DE COMPRAS TERÁ QUE MANTER 2 METROS DE DISTÂNCIA DO FORNECEDOR DURANTE A ENTREGA, E, APÓS FINALIZADA A ENTREGA, REALIZAR IMEDIATAMENTE A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS – NÃO PASSAR A MÃO NO ROSTO SEM ANTES HIGIENIZÁ-LAS.

7- DURANTE O ATENDIMENTO, MANTER NO MÍNIMO 1 METRO DE DISTÂNCIA DO CLIENTE. E CASO O MESMO APRESENTE ESPIRRO, TOSSE OU SINAIS SUSPEITOS DE GRIPE, AFASTAR-SE IMEDIATAMENTE E LAVAR AS MÃOS E O ROSTO COM ÁGUA CORRENTE E SABÃO. 

8- MANTER O AMBIENTE AREJADO E LIMPO, EVITANDO AGLOMERAÇÕES. ORGANIZAR O AMBIENTE DE TRABALHO PARA PERMITIR QUE CLIENTES E COLABORADORES FIQUEM COM DISTÂNCIA MÉDIA DE 1 METRO ENTRE SI. PESSOAS IDOSAS DEVEM TER ATENDIMENTO PRIORITÁRIO. 

9- DADO QUE, EM CONDIÇÕES IDEAIS, É POSSÍVEL QUE O VÍRUS PERMANEÇA ATIVO EM SUPERFÍCIES DURANTE ALGUNS DIAS, É ESSENCIAL A SUA LIMPEZA E DESINFECÇÃO FREQUENTE E ADEQUADA.  A FREQUÊNCIA DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES COMO TAMPOS DE MESAS, TECLADOS, CORRIMÃOS, MAÇANETAS DE PORTAS, BOTÕES DE ELEVADOR, RECOMENDADA É, NO MÍNIMO, TRÊS VEZES POR DIA E SEMPRE QUE NECESSÁRIO, PRINCIPALMENTE ANTES E APÓS O ATENDIMENTO. 

10- A HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA DEVEM SER ADEQUADAS AO TIPO DE REVESTIMENTO, E SEREM REALIZADAS COM DETERGENTE DESENGORDURANTE, SEGUIDA DE DESINFETANTE, TAIS COMO SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO CONTENDO 1000 PPM DE CLORO ATIVO OU ÁLCOOL A 70°. O USO DE DETERGENTES E DESINFETANTES DEVE ESTAR DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE QUANTO À QUANTIDADE, DILUIÇÃO E TEMPO DE CONTATO. 

11- A EMPRESA DEVE GARANTIR A DISPONIBILIDADE DE ÁGUA, SABONETE LÍQUIDO E TOALHAS DE PAPEL PARA SECAGEM DAS MÃOS EM TODAS AS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E OUTROS PONTOS DE LAVAGEM DAS MÃOS, OU ÁLCOOL EM GEL.

12- GARANTIR TAMBÉM A DISPONIBILIDADE DE ÁLCOOL GEL NOS LOCAIS DE ENTRADA/SAÍDA DOS PONTOS COMERCIAIS, ZONAS DE MAIOR AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS, JUNTO AOS ELEVADORES OU ESCADAS, À ENTRADA E OUTROS LOCAIS QUE SE JUSTIFIQUEM PELO NÚMERO DE PESSOAS.

13- OS RESÍDUOS QUE RESULTEM DA HIGIENIZAÇÃO CORRENTE PODEM SER DESCARTADOS COMO HABITUALMENTE.

14- EM CASO DE ENTREGA DE MERCADORIAS, TODOS OS MOTOBOYS/MOTORISTAS TERÃO QUE LEVAR UM VASILHAME DE ÁLCOOL GEL 70% DURANTE AS ENTREGAS PARA HIGIENIZAR AS MÃOS ANTES E APÓS A SAÍDA DA ENTREGA.

15- TODOS OS MOTOBOYS/MOTORISTAS TERÃO QUE HIGIENIZAR OS GUIDONS, VOLANTE E MOCHILAS ANTES E APÓS O USO DOS VEÍCULOS.

OBS: LEMBRAMOS QUE, APESAR DO CENÁRIO ATUAL, DEVEMOS ATENDER NOSSOS CLIENTES COM CORDIALIDADE, RESPEITO E SEM ESTIGMATIZAÇÃO. APENAS O CONTATO FÍSICO ESTÁ PROIBIDO. A DEMONSTRAÇÃO DE RESPEITO E AFETO, NÃO. 

ESSA É UMA LUTA DE TODOS. VAMOS JUNTOS ATRAVESSAR ESTE DESAFIO!!