REMÉDIO EM CASA JÁ É REALIDADE EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES.

“Felicidade é nada mais que boa saúde.” 
(Albert Schweitzer)

Em presidente Tancredo Neves o progresso é uma realidade que pode ser vista em todos os campos da Administração publica, prova disso é a saúde que nos proporciona a cada dia, novas e boas noticias. 

Desde a última semana já estão sendo entregues os medicamentos do programa remédio em casa que foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB e que a Secretaria de Saúde do município aderiu. Inicialmente, apenas as unidades que fazem parte do Programa de Melhoria de Qualidade da Atenção Básica – PMAQ. (Corte de Pedra, Moenda e Serraria) foram contempladas. As unidades de saúde do Ginásio e da Umbaúba estão em fase de implantação do Programa para melhor atender a população tancredense. 

O objetivo principal do programa é entregar medicamentos e insumos farmacêuticos diretamente no domicílio de pacientes hipertensos e/ ou diabéticos, bem como, que fazem parte do planejamento familiar. Para obter o benefício, o paciente deve ser referenciado pela Estratégia de Saúde da Família (PSF), e ser atendido numa Unidade Saúde da Família (USF). O programa também estimula a frequência dos pacientes às unidades de saúde, pois há a exigência do controle médico e avaliação a cada três meses. Não se trata, portanto, apenas de disponibilizar os medicamentos. 

A cada remessa, o paciente recebe medicamentos para três meses de uso contínuo. Antes de vencido esse período, é previamente agendada nova consulta, quando é renovada a prescrição, o que garante a continuidade do tratamento. 

Para o Secretário de Saúde Ednei Menezes esse é mais um passo importante para elevar a qualidade da oferta dos serviços ofertados no município. “…é um reforço sem igual para a equipe de planejamento familiar, equipes de saúde da família e toda a rede de saúde em geral. Eu me sinto feliz, realizado, mas tenho a certeza que muito ainda pode ser feito, e, na medida do possível faremos.” Afirmou o secretário durante a entrega dos primeiros 200 kits de medicamento. (Informações Secretaria Municipal de Saúde).