O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ganhará um reforço de 70 novas ambulâncias na Bahia. A entrega dos veículos será feita neste sábado (1), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, em cerimônia que acontecerá às 8h30, no campo da FIEB, que fica ao lado do Hospital Santo Antônio, na Cidade Baixa, em Salvador. Ao todo 45 municípios serão contemplados com as novas ambulâncias.
Serão cinco unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), 36 unidades de Suporte Básico e as outras 29 serão utilizadas na renovação da frota. Na Bahia, o atendimento do SAMU 192 já chega a cerca de 11 mil pessoas, o que representa 78% da população baiana. Em 2007, a cobertura chegava a apenas 38% dos habitantes.
O Samu atende pacientes na residência, no local de trabalho, em via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde ele estiver. A equipe presta atendimento no menor tempo possível, salvando vidas e diminuindo sequelas.