A Província de Hubei, na China, confirmou mais 103 mortes por causa do novo coronavírus nesta última segunda-feira (10). Na província fica a cidade de Wuhan, epicentro da epidemia, e somente nesta localidade o balanço aponta 67 mortes. Com a atualização dos dados, o total de mortes chega a 1.012.
A província confirmou ainda outros 2.097 casos de pessoas infectadas pelo vírus. O total de casos confirmados sobe para 42.332.
Destaques do surto nesta segunda
- Número de mortes na China passa de mil
- Casos confirmados chegam a 42,3 mil
- No Brasil, nenhum caso foi confirmado e há sete suspeitos
- Governo destina R$ 11,2 milhões para combate ao coronavírus
- Boletim diz que repatriados estão sem sintomas
- No Japão, cruzeiro tem 135 pessoas infectadas; brasileiro relata clima tenso
Riscos no Brasil
O Ministério da Saúde informou nesta segunda que sete casos suspeitos de novo coronavírus são investigados no Brasil. Desde o começo dos alertas, o Brasil já descartou 32 casos suspeitos. Nenhum foi confirmado.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reafirmou nesta segunda que o mais provável é que a circulação do vírus ocorra no Brasil. Ele avalia que a China atualmente mantém uma forte contenção da circulação das pessoas nas áreas mais afetadas pela epidemia, mas que talvez essa não seja uma estratégia “viável” a longo prazo.
“Falam em 85% de contenção da circulação de pessoas. Mas isso não é viável por muito tempo. Até quando isso vai se sustentar, está muito cedo para dizer. É possível que vá chegar no Brasil. E é provável.” – Mandetta, ministro da Saúde.
*G1