• GOVERNO ANUNCIA MEDIDAS PARA SEGURANÇA PÚBLICA E INFRAESTRUTURA NO BAIXO SUL‏

As ações desencadeadas a partir das provocações feitas ao governo do Estado pelo Governo de Valença e a sociedade civil organizada começam a surtir efeitos. Na tarde desta terça-feira (10), uma comissão, formada por sete pessoas de setores representativos da sociedade valenciana e Baixo Sul, foi recebida na Secretaria Estadual de Relações Institucionais, em Salvador onde foi apresentado um conjunto de ações que serão realizadas na região.
As medidas anunciadas, são em resposta à uma série de reivindicações entregues ao governador Jaques Wagner e às secretarias de Infraestrutura e Segurança Pública.

No que se refere ao aumento do efetivo, serão destinados 194 policias militares para região, sendo 24 bombeiros, de um total de 2000 que serão distribuídos no estado por meio de concurso público. O anúncio foi feito pelo subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira, que falou ainda da contratação de 600 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, para atuar em diversos municípios baianos, também através de concurso em andamento.


A atual Base Comunitária de Segurança móvel, em Valença, será substituída por uma fixa, a ser construída a partir de março do próximo ano. Além disso, está sendo enviada mais uma viatura para reforçar o policiamento. Já na área de Infraestrutura, serão recuperados o trecho que liga Valença e Nazaré, da BA-001, e outros pontos da estrada.

O encontro teve a participação do titular da Serin, Cezar Lisboa, do subsecretário da Segurança Pública, do diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes, e de representantes da Política Militar, da Casa Militar do Governador e de sete pessoas da comissão do Baixo Sul.

Segundo Cezar Lisboa, a reunião teve o objetivo de dar retorno às propostas apresentadas pela comissão no mês passado, quando foi entregue uma pauta ao governador Jaques Wagner. “Existe um forte diálogo entre a sociedade do Baixo Sul e o governo estadual e há uma necessidade que essas reivindicações, o quanto antes, sejam colocadas em prática. E, o que ofereceram até então, vem atender de início às nossas demandas”, falou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Valença, Osni Melgaço Bulcão.

Foto: do perfil do Facebook de Osni Bulcão
Fonte: Secom – Bahia