WhatsApp anuncia fim de suporte para celulares com Android antigo

O WhatsApp vai parar de funcionar em celulares com Android Ice Cream Sandwich (4.0) a partir de 1º de novembro. O aplicativo de mensagens atualizou a página da Central de Ajuda na última semana informando que o suporte do mensageiro será compatível apenas com smartphones com o sistema operacional Android 4.1 ou posterior. No início do ano, o WhatsApp já havia anunciado o fim do suporte para iPhones com iOS 9.

O fim do suporte não significa que o app será removido do celular. No entanto, usuários do Android 4.0 não poderão mais baixar o aplicativo no smartphone, e algumas funcionalidades podem deixar de funcionar no sistema operacional antigo. O WhatsApp também ficará desprotegido contra ataques, uma vez que não receberá mais atualizações de segurança.

Os usuários afetados com a decisão podem ver se o aparelho possui alguma atualização do sistema disponível. Para fazer a verificação, vá para as Configurações do smartphone e toque em “Sistema”. Depois, toque em “Avançado” e, em seguida, “Atualização do sistema”. Caso seja possível atualizar o aparelho, será exibida a opção para baixar o update. Basta seguir as etapas exibidas na tela para concluir o procedimento.