WG: Com mais de R$ 2 milhões em recursos próprios, prefeitura autoriza nova Creche no Cocão

A Prefeitura de Wenceslau Guimarães deu mais um passo importante em prol da educação de suas crianças e iniciou mais uma grande obra. A assinatura da ordem de serviço para a construção da creche Vovó Justina, na comunidade do Cocão, aconteceu neste sábado (20/11).

Orçada em mais de 2 milhões de reais e planejada para ser executada com recursos próprios, a nova creche será construída em uma área de cerca de 2.000m². Atenderá uma média de 130 crianças em tempo integral, e será dotada de oito amplas salas de aula, espaço de lazer e recreação, berçário, refeitório, mais conforto para alunos e professores. “A nossa angústia diária é como faremos um trabalho de excelência em um espaço limitado. Instalações dignas para receber as crianças é o sonho de a comunidade. Na sua primeira gestão, o prefeito me disse que um dia realizaria este sonho. Este dia chegou! É uma emoção tão grande! Falo não apenas como coordenadora, mas como mãe. Que Deus abençoe a vida do prefeito Kaká e o ajude sempre a gerenciar nosso município. Tem obras nos quatro cantos de WG! Só temos agradecimentos!”, comemorou Sabrina Alves, coordenadora pedagógica da creche.

Com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, comunidade escolar e pais de alunos, o prefeito Kaká assinou a ordem de serviço destacando a importância do equipamento para a educação proinfância: “Estou aqui iniciando a realização de um sonho dessa comunidade de famílias maravilhosas. Pais que tiveram seus filhos sempre em um espaço inadequado para os primeiros passos na educação. Educação que transforma a vida das pessoas. E, Deus tem me dado oportunidades de contribuir para o desenvolvimento do município. Muito em breve estaremos aqui entregando a nova creche à comunidade do Cocão, a qual precisa e merece esse investimento”.

“Estamos muito felizes com o trabalho do prefeito Kaká. Ele inicia uma obra desejada por toda população. Somos carentes dessa creche. Eu e minha esposa tínhamos muitas dúvidas sobre o que fazer sobre o aprendizado de nossa filha, pois é natural buscarmos sempre o melhor. Portanto, entendemos que este projeto é muito importante para a comunidade do Cocão. Com a nova creche as crianças iniciarão no mundo educacional de forma mais adequada”, avaliou Jairo Melo, pai de aluna.

O secretário municipal de Educação, Marcos Bonfim, concorda que o atual espaço da creche é inadequado e ressalta a responsabilidade da gestão em atender camadas da população que tem sofrido para desenvolver suas atividades educacionais: “Esta nova estrutura será importante para que a gestão escolar funcione ainda melhor. As famílias terão a certeza de que agora os seus filhos estarão em um local adequado. Precisamos acreditar que a educação é o grande instrumento que muda a vida das pessoas. E este novo equipamento educacional vai dar suporte para que isso de fato aconteça”.  

As vereadores Elza Brito e Ednalva Reis, filhas da comunidade Cocão, fizeram pronunciamentos emocionantes. Ednalva afirmou que “nunca passou um gestor na prefeitura de WG que fizesse o que Kaká já fez e vem fazendo pelo Cocão”. Lembrou do calçamento que acontece nos quatro cantos da comunidade, da reforma das escolas, da reforma da praça central e das obras já anunciadas. Elza Brito afirmou que “talvez este seja um dos dias mais felizes da minha vida, pois é um momento de realização. Um sonho de todo povo de Cocão sendo concretizado. A equipe educacional da creche sempre sonhou com um espaço adequado. E, vocês fazem um trabalho de excelência. Em 2016, estive com outros edis fazendo essa solicitação ao prefeito. Ele disse que se não fizesse no primeiro mandato, faria no segundo. Mais uma promessa sendo cumprida! Acredito no seu trabalho e em toda equipe do governo. Prefeito que está fazendo história em WG!”.  

Na oportunidade, o prefeito anunciou ainda: Quadra poliesportiva da ordem de mais de 320 mil reais; um projeto já aprovado e emprenhado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, no valor de 500 mil reais, para pavimentação do bairro Novo, emenda do deputado Federal Paulo Azi; e, mais um projeto encaminhado na Conder, no valor de mais de 500 mil reais, indicação do deputado Estadual Euclides Fernandes, aguardando a liberação do recurso.

Fonte/fotos: Ascom PWG