WENCESLAU: “NOVEMBRO AZUL” TEM AÇÕES DE PREVENÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

Assim como o Outubro Rosa, as ações em atenção à saúde do homem têm sido intensificadas em Wenceslau Guimarães, por meio da Campanha Novembro Azul, pela Secretaria Municipal da Saúde, desde o dia 1º de novembro.

De acordo com a secretaria, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica, porta de entrada do Sistema Único com estratégias de humanização.

O chamado “Movimento Novembro Azul”, mês de combate ao Câncer de Próstata, tem levado, sobretudo, conhecimento aos homens sobre seu corpo e suas patologias, além de esclarecer e desmistificar acerca do câncer.

A prefeitura tem desenvolvido ações nas Unidades de Saúde, como aferição de PA, Glicemia Capilar, Testes Rápidos para detecção de Sífilis, Hepatites B e C e HIV, vacinação de rotina e contra Covid-19, orientações nutricionais e em saúde bucal, ações preventivas, atividade física e de relaxamento sob supervisão de um profissional de Educação Física, educação em saúde com palestras e atividades em grupo focando o tema Saúde do Homem, com ênfase na prevenção ao câncer de próstata.

Desde o início da campanha já foram atendidos cerca de 600 homens com idades entre 32 e 78 anos.

A Secretaria da Saúde já promoveu encontros nas Unidade de Saúde da Família de Imbirussu, Cocão, Alto de Paulo Bispo e Daramão. Nesta quinta-feira (25), haverá uma programação na Unidade de Saúde da Família da sede.

Fonte: Ascom | PMWG