Vitória firme na briga pelo G-4

marquinhos VITÓRIA X NÁUTICO (Foto: Agência Estado)

 O Náutico foi a Salvador com o objetivo de não ser derrotado no jogo deste sábado, contra o Vitória, que por sua vez, tinha que vencer  para seguir vivo na luta pelo acesso à Serie A. Quando a bola rolou, o ataque do time baiano acabou levando a melhor sobre a terceira melhor defesa da competição.
Com dois gols de Marquinhos e um de Fábio Santos, o Vitória derrotou o Náutico por 3 a 2, na tarde deste sábado, no Barradão, e continua na luta pelo acesso. Os gols do time pernambucano foram marcados por Rogério, que entrou no início do segundo tempo.
O triunfo leva o rubro-negro baiano para sétima posição, com 47 pontos, quatro pontos a menos que o Americana, que foi derrotado pela Portuguesa por 3 a 2. Mesmo com a derrota, o Náutico segue na terceira posição, com 53 pontos, cinco a mais que o Sport, primeiro clube fora do G-4.
Na próxima rodada, o Náutico fará o Classico dos Classicos, contra o Sport, já o Vitória vai à Varginha, onde encara o Boa Esporte. Os dois jogos acontecem no próximo sábado às 16h20m (horário de Brasilia)
O Jogo
Necessitando dos três pontos, o Vitória tentou pressionar o Náutico já no início do jogo, e logo aos seis minutos quase abre o placar. Em cobrança de falta pelo lado direito da área, Geovanni cruzou a bola na cabeça do zagueiro Gabriel, que mandou a bola no travessão do goleiro Gledson.
Mas, o ferrolho armado pelo técnico Waldemar Lemos começou a dar resultado, e o rubro-negro baiano diminuiu o impeto. Com isso, o Náutico passou a encaixar contra-ataques, e aos 11 minutos Eduardo Ramos avançou sozinho, pelo meio-campo e foi derrubado na entrada da área por Uellinton. Mas, o árbitro mandou seguir.
Mesmo com uma postura mais ofensiva, o Vitória-BA não conseguia criar oportunidades de gol. Insistindo em jogar pelo lado direito, o time baiano se tornou presa fácil para a defesa alvirrubra. Mas, foi justamente em uma jogada manjada, que aos 19 minutos, Nino Paraíba cruzou a bola na área, Fábio Santos tentou cabeçar, e foi empurrado por Peter, que cometeu um pênalti infantil e, de quebra, recebeu um cartão amarelo. Na cobrança, Fábio Santos chutou forte para abrir o placar, 1 a 0 Vitória-BA.

Com o gol, o time pernambucano passou a se arriscar mais no ataque, mas era parado com faltas. O recuo dos rubro-negros deixou o jogo mais cadenciado, e sem muitas emoções. Entretanto, já no final da primeira etapa, o Náutico teve duas oportunidades de chegar ao empate.
Na primeira, Eduardo Ramos, que fazia seu quinquagésimo jogo com a camisa alvirrubra, fez um belo lançamento buscando o atacante Kieza, mas o goleiro do Vitória-BA estava esperto e conseguiu mandar a bola para escanteio. Já nos acréscimos, o camisa 10 alvirrubro entrou na área pela esquerda e cruzou para Nilson, que chutou por cima do gol. Como não havia tempo para mais nada, o primeiro tempo acabou mesmo em 1 a 0 para o time baiano.
Segundo tempo
Na volta dos vestiários, os treinadores mostraram que não estavam satisfeitos com o futebol apresentado na primeira etapa. Do lado dos donos da casa, o veterano Gilberto e Fábio santos deram lugar a Renan Silva e Neto Baiano, respectivamente. Já o técnico Waldemar Lemos resolveu deixar de lado a postura mais defensiva e colocou o atacante Rogério no lugar de Nilson.
A mudança começou surtindo efeito, e com menos de cinco minutos em campo, Rogério criou duas oportunidades para os alvirrubros. E, aos seis minutos, o atacante mostrou que não deveria ter começado o jogo entre os reservas. Após um bom cruzamento de Philip, o camisa 18 subiu sozinho entre os zagueiros e acertou uma bela cabeçada, para empatar o jogo, 1 a 1.
O gol animou os pernambucanos que passaram a atacar os donos da casa. Com isso, o rubro-negro baiano passou a ter espaços para realizar seus contra-ataques. E foi justamente em um contra-ataques que o time baiano chegou ao segundo gol. Neto Baiano avançou pela esquerda e cruzou para Marquinhos, que deu um lindo drible no zagueiro e chutou no canto do goleiro Gledson, 2 a 1, Vitória-BA.
O gol fez o Náutico partir com tudo para o ataque, mas sem muita eficiência. A postura alvirrubra abriu espaços para o Vitória-BA, e foi justamente em um contra-ataque, que o time baiano chegou ao terceiro gol. Marquinhos, recebeu na entrada da área, percebeu que o goleiro Gledson estava adiantado e mandou por cobertura, para fazer um belíssimo gol, 3 a 1.

Com dois gols, Marquinhos foi o nome do jogo (Foto: Agência Estado)

A vantagem no placar deu ao Leão a tranquilidade necessária para tocar a bola e esperar o tempo passar. Já o Timbu tentava a todo custo criar oportunidades de gol, mas era atrapalhado pelo nevrosismo dos seus jogadores.
Com os três pontos praticamente garantidos, o Vitória-BA passou a tocar a bola esperando o final do jogo. Já o Náutico tentava, sem sucesso, oferecer risco ao adversário. A medida que a partida se aproximava do final, o time pernambucano demonstrava mais impaciência e a intranquilidade dos alvirrubros favorecia os donos da casa.
Aos 42 minutos, o Náutico teve suas esperanças renovadas. Após jogada individual, Kieza cruzou a bola para Rogério, que só teve o trabalho de empurrar para as redes, 3 a 2.

 Aos 46, o Vitória perdeu o atacante Neto Baiano, expulso após um choque com o zagueiro Ronald Alves, mas não mudou o roteiro do jogo.
Vitória baiana, que mantém vivo o sonho do acesso à Série A. (Globo esporte)
 

One response to “Vitória firme na briga pelo G-4

Comentários fechados