Vida Saudável: Chocolate pode?

por Juliana Feroldi
Essa é uma dúvida frequente. A maioria das pessoas tem dúvida se podem ou não incluir chocolate em seu plano alimentar, principalmente quando se trata de dietas de emagrecimento.
O chocolate, considerado um vilão, pode sim trazer diversos benefícios para nossa saúde. Ele é considerado um alimento funcional, com um grande valor nutricional. “A delícia é responsável pelo fornecimento de substâncias importantes para a dieta humana”, explica a nutricionista Flávia Sguario.

O alimento é composto por nutrientes como proteínas, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, vitaminas A, E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. O doce também traz grandes benefícios para o coração, porque possui a teobromina, um nutriente estimulante que age no sistema nervoso central e muscular, favorecendo o funcionamento cardiovascular e prevenindo hipertensão arterial.
Porém, fique atento e escolha o chocolate certo.

O chocolate convencional (ao leite) possui muito açúcar e gordura em sua composição, o alto consumo pode sim atrapalhar nesse processo. Já o chocolate amargo, acima de 70% possui uma maior quantidade de cacau e menos gordura.

Um estudo na University of California, em San Diego nos Estados Unidos, inclusive fez uma associação mostrando que o consumo frequente de chocolate PODE estar associado com um MENOR IMC (índice de massa corporal).
O chocolate amargo pode ser um alimento incluído com sucesso em dietas de emagrecimento, porém é fundamental não exagerar na quantidade. O ideal é que a pessoa consuma, no máximo, 30 g de chocolate por dia.
Bahia Noticias