Venda de sentenças: PF deflagra operação em Brasília e em cidades da Bahia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), uma operação para desarticular possível esquema de venda de sentenças judiciais. Juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia são investigados.

Além da venda de sentenças, a PF busca provas e informações complementares sobre casos de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência por parte dos profissionais do TJ-BA. 

A operação, denominada Faroeste, é deflagrada em Brasília-DF e nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, na Bahia. Mais de 200 policiais federais, acompanhados de procuradores da República, cumprem quatro mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

O esquema envolve ainda o uso de laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente. A suspeita é de que a área objeto de grilagem supere 360 mil hectares e que o grupo envolvido na dinâmica ilícita movimentou cifras bilionárias. Para impedir que o patrimônio obtido de forma ilícita seja colocado fora do alcance da Justiça, o ministro também acolheu o pedido da PGR e determinou o bloqueio de bens de alguns dos envolvidos, no total de R$ 581 milhões. As cautelares incluem ainda ordens de afastamento de cargos de parte dos envolvidos no esquema criminoso. Como o procedimento é sigiloso, não serão divulgados os nomes dos alvos das medidas cautelares.

Afastamento

Além dos mandados, quatro desembargadores e dois juízes de Direito serão afastados nesta terça (19). 

Com assessorias