Veja os top 10 equipamentos para viajar de moto

4
Foto: Divulgação – Ptn News
O ano de 2014 está terminando e a tão esperada viagem de moto fica cada dia mais próxima. Se você planeja pegar a estrada em duas rodas na virada do ano, há uma série de acessórios que costumam ser muito úteis. Por isso, listamos desde simples protetores de mão até imponentes malas laterais para você equipar sua moto e curtir o réveillon na estrada.

PROTETORES DE MÃO

Normalmente utilizado em modelos de trilha (off-road), os protetores de mão ajudam contra ferimentos causados por galhos e espinhos, por exemplo. Na estrada, servem como auxílio contra frio e chuva. Em caso de quedas protegem os manetes e também as mãos do piloto de ferimentos mais graves.

PARA-BRISA MAIOR

Ter um para-brisa um pouco maior e/ou mais alto pode fazer toda a diferença entre uma viagem tranquila e um passeio irritante. Além de impedir que a chuva e detritos se choquem com o piloto, o acessório ajuda a desviar o vento, eliminando turbulência. A ação reduz o ruído causado no capacete e, por consequência, minimiza um dos maiores desconfortos em viagens de moto.

AQUECEDOR DE MANOPLA

Item de série em diversos modelos, o acessório também está disponível como opcional para várias motos. Embora o Brasil não seja um país acostumado com temperaturas muito abaixo de zero, o equipamento pode salvar a vida do piloto. A sensação térmica durante a chuva, por exemplo, já é suficiente para, literalmente, travar os dedos e impedir que os manetes e comandos sejam usados com eficácia.

BARRAS DE PROTEÇÃO LATERAIS

Outro item bem-vindo (e comum para bigtrails) em uma viagem são as barras laterais que protegem a carenagem. Elas podem livrar partes plásticas de impactos e até reduzir danos mecânicos. Uma vez que as quedas podem acontecer tanto em curtos e longos percursos, investir no acessório pode valer a pena.

PROTETOR DE MOTOR

Muitos modelos oferecem o protetor de motor como acessório. Encaixado abaixo do quadro, a peça pode resguardar o propulsor de danos sérios que podem vir de buracos ou pedras, por exemplo. Além disso, há vários estilos disponíveis, que ainda podem conferir um ar mais aventureiro ou esportivo para sua moto. Sem falar que o equipamento instalado ainda pode ajudar a vender a moto mais rapidamente.

CAVALETE CENTRAL

Simples e presente até mesmo em alguns modelos de baixa cilindrada, o cavalete central pode ajudar muito o viajante. Principalmente aquele que está sozinho na estrada. A peça mantém a moto em pé com a roda traseira suspensa, para que seja realizado algum reparo ou mesmo manutenção de rotina, como esticar e lubrificar a corrente.

FARÓIS DE NEBLINA

Faróis de neblina costumam ser úteis na estrada, pois oferecem iluminação a mais em condições adversas. Além disso, eles se enquadram naquele tipo de equipamento que alia funcionalidade com estilo, pois confere aspecto mais aventureiro para a moto. Principalmente se estivermos falando de uma bigtrail.