Vacinas na rede pública da Bahia estão em falta

tomar_vacina_gripe-400x240

As vacinas que fazem parte do calendário nacional de imunização e são aplicadas de graça não estão sendo encontradas nos postos de saúde de várias cidades da Bahia. Em Vitória da Conquista, os 51 postos de saúde que cobrem as zonas urbana e rural estão sem vacinas de hepatite, tríplice bacteriana e tétano.

Desde o início do ano, quem precisa dessas imunizações específicas estão tendo bastante dificuldades. Quem precisa dessas vacinas e não pode esperar tem recorrido a clínicas particulares, mas, alguns casos uma dose pode custar até mais de 500, como é o caso da vacina contra a hepatite B. No entanto, há um outro agravante. Na rede particular, a demanda tem sido maior do que a oferta.

Mas essa não é uma situação específica do município conquistense. Várias cidades da Bahia, inclusive Salvador, vem sofrendo nos últimos meses com a falta das vacinas.

A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista informou que a falta dos medicamentos é por conta de atrasos no fornecimento por parte do Ministério da Saúde. Por meio de nota, o Ministério da Saúde, por sua vez, disse que enviou, no fim de fevereiro, 250 mil doses de vacinas hepatite A, hepatite B, difteria, tétano e coqueluche para a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Já a Sesab informou que os postos do interior do estado começam a receber as vacinas no dia 14 deste mês. e que Salvador e região metropolitana já receberam lotes para regularizar a situação.