Vacina da Covaxx será testada no Brasil; busca por voluntários começa neste ano

A rede de laboratórios brasileira Dasa anunciou uma parceria com a Covaxx, uma divisão da americana United Biomedical, para testar uma nova vacina contra a Covid-19 no Brasil. O teste contará com pelo menos 3 mil voluntários.

Em entrevista à CNN, na manhã desta quinta-feira (10), Gustavo Campana, diretor médico da Dasa, explicou que os primeiros resultados, caso sejam satisfatórios, estão previstos para final de 2021 e início de 2022.

“Esta é uma vacina sintética e que não tem nenhum processo de cultura, de crescimento viral ou de utilização de vírus neste processo. Portanto, isso traz um potencial de alta segurança e também de alta eficácia desta vacina”, explicou. 

A produção da vacina ainda se encontra no início da pesquisa clínica em humanos. A previsão é que os laboratórios tenham os primeiros resultados em novembro. O médico afirma ainda que o processo de testes exige grande rigor técnico. E, por isso,  a vacina não estará disponível para a antes de 2022. 

“Este não é um processo trivial, existe um rigor técnico bastante grande. Tendo resultados satisfatórios nestes 3 mil pacientes, nós podemos fazer uma primeira avaliação de registro da vacina e mantendo sempre esta segurança até completarmos os 24 meses. Os primeiros resultados são previstos para o final de 2021 e início de 2022”, disse.

“O grande objetivo agora é que a gente consiga a maior cobertura vacinal da população. Não é uma estratégia ter um único produto, e sim que a gente tenha diversos produtos que garantam isso. Claro que a gente tem este benefício de ter resultados de outras vacinas. Mas o nosso objetivo não é ser único e, sim, auxiliar no combate à Covid-19., finalizou. (CNN)