Saúde. Tratamento caseiro para varizes: veja dicas e alimentos


As varizes são veias que não conseguem executar mais sua função, de enviar o sangue de volta para o coração. Elas são mais comuns nas pernas, já que essas veias precisam trabalhar contra a gravidade para executar essa função.

Existem diversos procedimentos médicos que podem eliminar as veias varicosas, mas raramente um tratamento caseiro para varizes conseguirá eliminá-las.

No entanto, hábitos que você pode ter em casa ajudam a evitar que novas varizes apareçam. Veja quais são eles:

1. Atividade física regular
As atividades físicas são muito importantes para a circulação, principalmente as que trabalham os músculos das pernas.

“Para o sangue retornar ao coração, ele também precisa ser bombeado. E quem faz esse trabalho, em parte, são os nossos músculos”, explica o cirurgião vascular Leonardo Almeida, da Clínica Inovas.

Pode ser qualquer exercícios, desde que envolva o fortalecimento dos músculos da coxa e panturrilha.

2. Exercícios específicos

Além da atividade física geral, existem alguns exercícios simples que podem ajudar no retorno do sangue para o coração. “Eles acionam a musculatura das panturrilhas e dos pés, bombeando o sangue que está presente no sistema venoso”, explica Almeida.

O especialista descreve dois exercícios simples:

De pé, fique na ponta dos pés e volte repetidas vezes
Sentado, coloque as pernas esticadas e movimente apenas os pés para para cima e para baixo, como se estivesse acelerando um carro.
3. Elevação das pernas
Além disso, uma recomendação simples e que ajuda muito no tratamento caseiro e prevenção das varizes é elevar as pernas acima do coração sempre que possível.

“Isso faz com que a força da gravidade atue, ajudando o sangue a voltar para o coração”, explica o cirurgião vascular.

Parece complicado, mas é algo bem simples: ao se deitar, coloque um travesseiro alto sob os pés, permitindo que os pés fiquem mais altos que o peito deitado.

4. Gel de castanha da Índia
A castanha da Índia (não confunda com a noz da Índia!) é uma semente muito ligada à saúde vascular.

“Ela atua reduzindo atividades celulares muito comuns em pacientes com insuficiência venosa crônica, diminuindo a quantidade de líquido fora do vaso sanguíneo, que mantém o inchaço nas pernas”, considera Almeida.

A castanha da Índia costuma ser aplicada em forma de gel, que pode ser comprado pronto.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

5. Alimentos que estimulam a circulação
Alguns alimentos estimulam a circulação e podem ser usados simultaneamente a outros tratamentos de varizes, conheça-os:

Alho fresco

O alho é rico em uma série de minerais que ajuda a melhorar o tônus dos vasos sanguíneos, como: “manganês, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, selênio, sódio, ferro, zinco, cobre”, enumera a nutróloga Andreia Guarnieri.

O bioflavonoide quercetina e as vitaminas A, C e do complexo B também tem um papel importante neste processo.

Gilbardeira

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

A gilbardeira, consumida como suplemento ou chá, ajudam quem sofre com varizes. “A planta tem elementos que fortalecem o colagêno presente nas paredes dos vasos sanguíneos e também melhoram a circulação. Ela também apresenta ação venotônica, ou seja, melhora o tônus dos vasos sanguíneos, aumentando a elasticidade dos mesmos”, considera Andreia.

CUIDADO! Essa planta não é indicada para quem sofre com hipertensão e toma medicamentos e também para pessoas que tomam alguns remédios para depressão. Sempre converse com seu médico antes de tomá-la.

Chá de carqueja

A carqueja também tem ação sobre o tônus das veias e artérias. “Os flavonoides presentes nela ainda tem ação anti-inflamatória, ajudando no problema”, considera Andreia.