Tipo sanguíneo pode aumentar o risco de infecção por Covid-19

Um novo estudo do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, fornece evidências adicionais de que pessoas com certos tipos de sangue podem ter maior probabilidade de contrair Covid-19. Especificamente, ele descobriu que o novo coronavírus é particularmente atraído pelo antígeno do grupo sanguíneo A encontrado nas células respiratórias.

Os pesquisadores se concentraram em uma proteína na superfície do vírus COVID-19 chamada domínio de ligação ao receptor (RBD) que é a parte do vírus que se liga às células hospedeiras. Isso o torna um alvo importante para os cientistas que estão tentando aprender como o vírus infecta as pessoas.

Neste estudo de laboratório, os pesquisadores avaliaram como o COVID-19 RBD interagiu com os glóbulos vermelhos e respiratórios nos tipos de sangue A, B e O. Os resultados mostraram que o COVID-19 RBD tinha uma forte preferência para se ligar ao grupo sanguíneo A encontrado nas células respiratórias, mas não tinha preferência pelos glóbulos vermelhos do grupo A, ou outros grupos sanguíneos encontrados nas células respiratórias ou vermelhas.

De acordo com os autores, a preferência do RBD COVID-19 de reconhecer e se ligar ao antígeno sanguíneo tipo A encontrado nos pulmões de pessoas com tipo sanguíneo A pode fornecer informações sobre a ligação potencial entre o grupo sanguíneo A e a infecção por COVID-19.

Fonte: Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.