Teolândia: Secretaria de Educação e Policia Militar avaliam o primeiro mês de execução do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência-PROERD no município

Ao longo de toda manhã da quinta-feira (06/09/2018), estiveram reunidos na sede da SECEDUC a Secretária Municipal de Educação Renata França, sua equipe técnica e o Sd PM Guimarães, para fazerem uma avaliação qualitativa do primeiro mês de execução do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) na cidade de Teolândia.

O PROERD foi criado no ano de 1983 pelo Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, com objetivo de atuar nas escolas na formação de crianças e adolescentes na prevenção quanto ao uso de drogas e ao envolvimento em situações de violência, e já está presente em 58 países. No Brasil passou a ser implementado pela maioria das Polícias Militares. A Polícia Militar da Bahia iniciou o ciclo de aplicação no ano de 2003, e desde então milhares de alunos são formados todos os anos pelo Programa em todo Estado da Bahia. Para o sucesso do programa, deve haver um engajamento e esforço da Família, Escola e Polícia Militar.

Neste ano, a cidade de Teolândia, em parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar, foi contemplada para que o PROERD seja aplicado nas escolas da rede municipal. O programa já está em execução desde o 07 de agosto na Escola Municipal João Militão de Oliveira, na sede do município, em 03 (três) Turmas do 5º Ano, com um total de 60 (sessenta) alunos matriculados, e a Secretária Renata França, já está em tratativas junto ao Comandante da 60ª CIPM, o Maj PM Francisco, para assegurar a manutenção do programa no ano de 2019, e sobretudo ampliar o número de Escolas e alunos a serem formados pelo PROERD.

O PROERD é aplicado em sala de aula com os alunos das turmas regulares, com carga horária de 1h aula por semana, com temas relacionados a prevenção ao uso de drogas e a violência. As aulas são realizadas por um Policial Militar da ativa, capacitado e certificado como Instrutor Proerd, que segue uma metodologia própria de aplicação do conteúdo. Ao final do curso, os alunos participação da formatura e receberão um Certificado de Aluno PROERD, que dentre outras coisas, buscará validar todo conteúdo apresentado em sala de aula ao longo dos quatro meses de execução.