Teolândia. Principais ações do Plano de Governo da candidata a prefeita Rosa, vice Moacir

Este PROGRAMA DE GOVERNO, apresenta uma proposta para a cidade de Teolândia, a partir de escutas da sociedade de forma democrática, identificando o mais prioritário, unindo com as questões técnicas exigidas para  implementação de cada política pública apresentada.

 

Todas essas propostas nasceram da análise do orçamento municipal, das leis e do que entendemos ser o melhor para a população, após ter feito um processo de escuta.

 

É um documento construído a partir de diversas ideias de pessoas voluntárias especialistas em diversas áreas da gestão pública, sempre procurando respeitar as reais necessidades da cidade e seus povoados.

 

Dessa forma, apresentamos os melhores projetos e programas para os próximos 04 anos do município.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A proposta abaixo tem por objetivo apresentar as ideias e fundamentos dos pré candidatos acima supracitada para a gestão de 2021-2024.  Este programa de governo foi dividido em 08 (oito) áreas de atuação para melhor atender a sociedade suprindo as suas necessidades e desejos.       

 

Vejamos:

 

  • Educação
  • Saúde
  • Ação social
  • Juventude e Mulheres
  • Agricultura e Meio Ambiente
  • Esporte
  • Habitação e Obras
  • Serviços Públicos

 

 

 

Plano de Governo da coligação para a gestão de 2021- 2024.

 

  • EDUCAÇÃO E CULTURA

 

  • Implantação das Escolas de Comunidades.

Cada comunidade do nosso município, terá a implantação de núcleos educacionais, que estarão trabalhando com as crianças jovens e Adultos, a multidisciplinaridade, envolvendo: música, dança, teatro, artes plásticas, cinema, preparação para o mercado de trabalho, orientação familiar e etc.

 

  • Atendimento de equipes multifuncional nas escolas.

Criaremos e implantaremos uma equipe multifuncional, exclusiva para atendimento nas escolas, formada por Psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, dentistas e etc.

 

  • Implantação das hortas comunitárias das escolas de comunidades.

Em parceria com a secretaria de agricultura, iremos implantar as hortas comunitárias nas escolas de comunidade. Como ferramenta de socialização, conscientização ambiental e divisão de responsabilidades para crescimento a aprendizado.

 

  • Instituição do prêmio aluno do ano, para as turmas de 1º ao 9º Ano.

Ao final da terceira unidade cada escola ira indicar no máximo 5 alunos, que irão realizar um teste elaborado pela equipe pedagógica da secretaria de educação, e as três melhores notas irão receber o prêmio aluno do ano, num evento que envolva todos os alunos das escolas municipais.

 

  • Apoio e incentivo para a formação continuada dos Professores.

Todo professor em processo de especialização em mestrado ou doutorado, terá créditos extras em sua carga horaria, que o possibilite manter a sua formação e contribuir com o desenvolvimento da Educação.

 

  • Implantação do programa saúde do profissional de educação.

Todo professor cadastrado no programa saúde do professor, receberá acompanhamento de uma equipe especializada, formada por psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta e nutricionista, para acompanhamento e tratamento da sua saúde física, emocional e mental.

 

  • Criação e Implantação do programa acelera educação

A equipe da secretaria de educação irá elaborar ferramentas de ensino que facilite ao jovem e adultos que por algum motivo tenha se afastado da escola por um longo período de tempo, e que deseja retomar os estudos, através de um programa especial que envolve recursos áudio visuais, multimídias, pesquisas e avalições escritas para conclusão do ensino fundamental II.

 

  • Informatização das Escolas da Rede

Implantação de um sistema unificado de dados online para ser gerenciada pela central na Secretária de Educação.

 

  • Construção de uma sede do Colégio no Povoado do Alto Alegre

Será construído e implantada uma sede para o colégio no povoado do Alto Alegre para atender a educação na região, fortalecendo o desenvolvimento das gerações na região. 

 

  • Ampliação do Fardamento Escolar

Distribuição do fardamento escolar no inicio do ano letivo, sendo 02 kit’s por aluno do 1º ao 9º. E a Educação Infantil serão 02 kit’s completos (02 blusas, 02 calças e 02 bermudas).  

 

  • Implantação do Cinema nas Comunidades

Cada escola de comunidade uma vez por mês será transformada em um cinema popular, para atender aos diversos públicos.

 

  • Implantação do Prêmio Ciência nas Escolas.

Todo projeto cientifico desenvolvido na escola será documentado, para que ao final da 3ª unidade as escolas indiquem seu projeto ciência nas escolas para concorrerem ao prêmio de melhor do ano, com premiação para a equipe de alunos que desenvolveram o projeto e para o professor mentor do projeto. A apresentação será feita pelos alunos.

 

  • Implantação da Feira municipal de educação

Para o término da 4ª unidade cada escola irá selecionar seu melhor projeto (literatura, ciências, cultura, artes plásticas, dança, inovação tecnológica etc.) para ser apresentado na sede do município, na Feira Municipal de Educação.

 

  • Criação do Centro Municipal de Alfabetização

Criação e Implantação de Escola especializada para formação e alfabetização das crianças do Município. Com esta proposta iremos aumentar nosso nível de educação no longo prazo e capacitar mais jovens para o futuro do munícipio e aumentar nossa performance nos indicadores de Educação Básica.

  

  • Revitalização dos Espaços Internos nas Escolas

Iremos realizar uma revitalização nos espaços internos das escolas, proporcionando maior conforto e harmonização para todos os alunos.   

 

  • Implantação do Programa meu 1º Estágio

Realizaremos a implantação do programa meu 1º estágio, com o objetivo de proporcionar aos jovens uma experiência profissional e potencializar a formação técnica e gerencial dos jovens.     

 

 

  • SAÚDE

 

  • Implantação do projeto acolhe saúde

Todo paciente da rede pública de saúde municipal, será acolhido pelo profissional, da unidade treinado em acolhimento, e esse deverá levar em consideração que o paciente tem o direito de ter um atendimento digno, respeitando a sua dor e as suas necessidades.

O paciente quer ter segurança e confiança de que ele receberá o melhor atendimento possível, o ajudando a superar sua dor da melhor forma. O paciente precisa experimentar conforto, amenizando sempre que possível seus picos de ansiedade e tensão. O paciente quer ter seu tempo em dor respeitado e espera o serviço com a maior agilidade possível.

A autonomia do paciente deve ser considerada no atendimento; ele deve ser imponderado para entender as causas de sua dor, formas de remediá-la, de cuidar dela e evitá-la em futuros cenários.

 

  • Elaboração e implementação do plano de carreira dos profissionais de saúde.

Iremos implantar um plano de carreira para todos os profissionais de saúde com análise de performance técnica e gerencial. Será analisado as competências, formações, experiências, tempo de serviço e etc.

 

  • Implantação do projeto caravana da saúde

A caravana da saúde estará visitando todas as regiões do município, levando os serviços básicos de saúde, serviços odontológicos, nutricionista, psicólogo e de outros profissionais da saúde com o objetivo de suprir as necessidades dessa área nas regiões.    

 

  • Projeto sorriso brilhante

As escolas de comunidade uma vez por mês, receberá a visita de uma equipe de Saúde Bucal, que fará todo processo de prevenção e tratamento de saúde bucal.

 

  • Ampliação da central de marcações de atendimentos especializados

As escolas das comunidades uma vez por mês receberão a visita de uma equipe de Saúde Bucal, que fará todo processo de prevenção e tratamento de saúde bucal.

 

  • Implantação do sistema de marcação de consultas por telefone ou via WhatsApp

Será implantado um sistema de marcação de consultas de forma remota (telefone ou whatsapp) com o objetivo de facilitar e potencializar o alcance dos exames.  

 

  • Implantação do programa saúde da melhor idade

Será implantado um programa de saúde da melhor idade, com diversos profissionais e procedimentos para a faixa etária acima de 50 anos. O objetivo será cuidar, prevenir e realizar tratamentos das patologias. As pessoas iram envelhecer com saúde.

 

  • Implantação do programa saúde preventiva para jovens de 14 a 21 anos.

Implantaremos um programa de saúde preventiva para jovens de 14 a 21 anos com o objetivo de prevenir as principais enfermidades que atingem essa geração.  

 

  • Implantação do Centro Especializado em Referência de Saúde da mulher – CAMAM.

Será construído um Centro Especializado em Referência de Saúde para as mulheres com foco nos exames, tratamento e prevenção de patologias que assolam o gênero feminino, tais como, Ultrassonografias….    

 

  • Potencialização do Hospital Municipal com inclusão de: Cirurgias de pequenos portes, Raio X e laboratório.

Realizaremos uma modernização no Hospital Municipal com o objetivo de incluir novos procedimentos, tais como, Cirurgias de pequenos portes, Raio X, Laboratórios e outros. Dessa forma iremos potencializar os atendimentos de forma significativa.

 

  • Implantação do Programa de Oftalmologia – Olhar para o Futuro.

Implantaremos um programa de Oftalmologia com o nome de Olhar para o Futuro em que teremos atendimentos e procedimentos focados na especialização médica de Oftalmologia.

 

 

  • SERVIÇO SOCIAL
  • Potencialização dos Serviços de Convivência de Crianças e Adolescentes nas Escolas de Comunidades.

Potencializaremos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, a Primeira Infância, as oficinas para familiais acompanhadas pelo Serviço de Proteção Social básica (PAIF) e outros com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais.    

 

  • Implantação do Programa 1º Filho

Será implantado um programa para auxiliar as mulheres em sua primeira gestação com o auxílio e acompanhamento de diversos profissionais, com encontros presenciais quinzenalmente para acompanhamento.

 

  • Implantação do Programa de Combate à Pobreza

Em conjunto com a Secretária de Agricultura, implantaremos um programa com o objetivo de potencializar o combate à pobreza, em que garantiremos ações sociais para abastecimento de alimentos para famílias acompanhadas pelo PAIF e outros programas.

 

  • JUVENTUDE E MULHERES
  • Implantação da Escola de Jovens Empreendedores

 

  • Implantação da galeria de artesanatos e lojas

 

  • Cooperação Mista de Produção Agroindustrial

 

  • Revitalização da Feira Municipal

 

  • Implantação de Centro de Armazenamento para as Associações Rurais

 

  • Potencialização das Associações das Mulheres

 

  • Implantação do Programa de Combate à Violência contra as Mulheres

 

  • Implantação da Casa de Apoio à Pacientes em Translado

 

 

  • AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
  • Ampliação do Programa de Assistência Técnica aos Pequenos e Médios Agricultores;

Faremos uma ampliação e fortalecimento da assistência técnica aos produtores do município com o objetivo de aumentar os conhecimentos e tecnologias aplicados na agricultura da região.

 

  • Programa para Incentivar Criação de Viveiros Central e Regionais
  • Programa para fomentar produção de Piscicultura;
  • Implantação de Programa de Aquisição de Alimentos Municipal

Será desenvolvido em parceria com a Secretária de Ação Social um programa municipal para a aquisição de alimentos com o objetivo de fornecer às famílias carentes, inclusive, leite de gado para famílias com crianças 0 a 06 anos.    

 

  • Projeto para Compras Institucionais

Realizaremos um alinhamento entre as compras institucionais e as associações dos agricultores para potencializar o comércio local e o desenvolvimento econômico.

 

  • Implantação do Programa Nossa Semente;
  • Elaboração e Implantação do Projeto Quintal Produtivo

A ideia é fomentar em todas as casas do município, sede e rural, a implantação de quintais produtivos para além de comercialização, plantações para subsistência. E com isso, criação de arvores frutífera.     

 

  • Programa de Limpeza das margens do Rio Preto no perímetro da cidade;
  • Ampliação da Educação Ambiental para Jovens e Crianças;

 

  • ESPORTE
  • Implantação do Campeonato Municipal de Futebol sub 16 e sub 21;
  • Implantação do Torneio Regional de Futvolley;
  • Iluminação do Estádio Municipal;
  • Implantação de Torneios nos Povoados;
  • Implantação da Escola de Atletas ;
  • Criação e Manutenção dos Campos de Comunidades.

 

  • HABITAÇÃO E OBRAS
  • Asfalto das Ruas do Centro;
  • Programa Minha Casa Melhor;
  • Central das Máquinas;
  • Calçamento da Bolívia até o Alto Alegre;
  • Calçamento do bairro novo do km85,
  • Quadra sintética do km85,
  • Revitalização da Orla; Revitalização do PSF do Alto Alegre;
  • Instalação de Posto Avançando de Atendimento para Fazer Regularização Fundiária do Município;
  • Programa de Saneamento Básico;
  • Reforma e construção de uma capela no cemitério da sede do munícipio;
  • Projeto Captação de Água da Chuva nos prédios públicos.

 

  • SERVIÇOS PÚBLICOS
  • Melhoria da Iluminação e Limpeza Urbana na Sede do Municipio e dos Povoados;
  • Implantação de Iluminação e Praças no povoado de Burietá e Novolândia;
  • Instalação de Conteneir’s para Coletas de Materiais Reciclaveis;
  • Programa de Contenção de Encostas;