Teolândia ocupa segundo lugar na Bahia como produtor de Banana, aponta IBGE

Do PTN NEWS

 

O clima tropical da nossa microrregião vem fazendo crescer as economias dos agricultores  que investem incessantemente no cultivo da Banana da Terra. Estes investimentos vêm trazendo a cada dia bons frutos e fazendo a região crescer nas estatísticas do IBGE.

Na cidade de Teolândia ,o resultado do senso chega acompanhado de comemorações. Na última pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ,o município de Teolândia ficou em segundo lugar como maior produtor de banana na Bahia. O primeiro lugar fica pra Bom Jesus da Lapa, mas visto  que lá o carro chefe é banana da prata,  os produtores de Teolândia acreditam que estão em primeiro lugar pois, levando em consideração as diferenças de bananas, pode-se considerar Teolândia a terra da Banana da terra.

O município é pioneiro na região, sendo ele o primeiro a trazer o cultivo da banana da terra para a microrregião.

Para notar tamanha produtividade, basta passar na BR 101 que logo se observa os caminhões sendo carregados além, de diariamente se vê passando na pista caminhões e mais caminhões ,carregados de bananas, tendo como o principal destino  a SEASA em Salvador – Bahia .

O secretario de agricultura, NETO, comemora o avanço:  “A aproximadamente seis anos ,Teolândia ocupava o nono lugar  na especialidade de banana da terra ,agora a gente é a segunda na Bahia!” Disse Neto ao PTN NEWS. Ele ainda salientou, que não conseguiu esse avanço  sozinho, conta com apoio do prefeito Lázaro Andrade ,que sempre esteve pensando em crescer a agricultura  do município.

“ Se a gente for pegar em números reais ,o aumento foi de 40% na produção total do município porque a gente produzia 20 milhões de KG em 2012 e agora já está alcançado a casa dos 30 milhões de KG de banana da terra , o que indica que estamos tendo produtividade maior nas áreas que temos “. Destacou ainda o secretário.

O Prefeito Lázaro Andrade também comemora:

“ Hoje, depois de 5 anos de trabalho o posicionamento que Teolândia ocupa é frutos de um trabalho feito para aumentar a produção e produtividade do município , muito orgulho em poder montar uma secretaria estruturada para fazer um município pequeno com uma economia forte. Todos podem ter certeza que não vamos parar, o dados do IBGE é importante para nos basearmos no quanto crescemos de lá pra cá, só que aumenta a responsabilidade em continuar liderando e isso é o que vamos buscar a cada ano, apoiando e acreditando no homem do campo, pois é de lá que vem comida para nossas mesas. Aproveito para celebrar com eles , os agricultores ,esse importante número.” Concluiu o prefeito.